Uma guerra pelo mercado travada por meio se patrocínios oficiais. Com diferença de apenas um dia entre a divulgação do seu patrocínio ao Mundial de MTB, a Vittoria recebe o contra-ataque da Michelin que toma o lugar da marca italiana no evento e agora passa a ser a nova parceria da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2024/04/patrocinio-SI202010040172_news-1100x733.jpg)
Uma disputa de mercado que para os mais atentos mostra também a força e como a WBD-Sports está se movendo para o seu novo produto a Copa do Mundo MTB, entre as mais impactantes ações para o grande público foi a saída das transmissões da RedBull; a outra está ligada aos patrocínios: em 2021 a Vittoria, fabricante italiana de pneus para todas as modalidades de ciclismo, havia assinado um contrato para o patrocínio do Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI e da Copa do Mundo de Mountain Bike da Mercedes-Benz UCI como Parceiro Oficial, além das atividades do Centro Mundial de Ciclismo e do programa de Solidariedade da UCI um contrato que se estenderia até 2025.
Mas a chegada da gigante da comunicação, e sua reorganização da gestão da Copa do Mundo relacionadas com questões desportivas e comerciais, além das relativas à produção e transmissão já havia provocado mudanças – a Mercedes Benz que patrocinava a Copa do Mundo desde 2018 não renovou com a entrada da Warner no esporte em 2023 e que assinou, até 2025 com a Whoop como patrocinadora titular para o evento, além disso os contratos de patrocínio até a temporada de 2025 passaram por alterações e isso agora fica ainda mais claro com a divisão de ‘produtos’ dentro da UCI – o Mundial de MTB fica com a Vittoria e para surpresa a Copa do Mundo de MTB passará para a francesa Michelin
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Vittoria-UCI-XC5-edit--1100x705.jpg)
No último dia 9 de abril, a Vittoria enviou um comunicado informando que estaria renovando o seu contrato com a UCI para o patrocínio dos Campeonatos Mundiais de Mountain Bike até 2025 – um pouco de atenção para os mais atentos aponta que a casa italiana está só reafirmando e redirecionando aquilo que havia sido divulgado em maio de 2021 – assim após 3 anos patrocinando a Copa do Mundo, agora ficará só com os Mundiais de mountain bike.
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2024/04/whoopucimtbws-michel_66169e8e4f3b4-1100x587.png)
Quem prestasse atenção ao site da etapa brasileira de Araxá da Copa do Mundo poderia perceber algo que pareceria estranho: no lugar da marca italiana Vittoria a aplicação do logotipo da francesa Michelin na barra de parceiros globais da Copa do Mundo era na verdade um adiantamento do que viria pela frente no dia seguinte – 10/04 – quando do anúncio oficial da francesa Michelin como patrocinadora do evento.
No comunicado à imprensa a Michelin e a WBD-Sports informam que o novo contrato terá a duração de cinco temporadas – de 2024 a 2028 – e a marca estará presente anos 15 finais de semana de competições da Copa do Mundo.
Além dos comunicados oficiais, aonde dirigentes e empresários comemoram a assinatura de novos acordos (ou a renovação ou o rearranjo destes), essa movimentação escancarou o poder econômico da gigante francesa que abocanhou a melhor parte do bolo do mountain bike: as etapas da Copa do Mundo – e apostando alto também em sua linha de pneus para downhill.