PIRELLI LEVA A PRODUÇÃO DE PNEUS DE CICLISMO DE ALTA TECONOLOGIA PARA A ITÁLIA

No ano que comemora 150 anos de sua fundação, a Pirelli leva a produção de pneus topo de gama para ciclismo para sua unidade de Bollate, perto de Milão, com isso se tornou a única fábrica a produzir pneus de bicicleta ‘Made in Italy’ em escala industrial

Alta tecnologia na produção garantem um produto de alta qualidade e ótimo desempenho foto: Pirelli

Em uma estrutura histórica de 1962 localizada em Bollate, a poucos quilômetros de Milão, e que passou por um profundo processo de modernização e reorganização, a Pirelli volta a produzir toda sua linha de alta gama na Itália.

Pirelli usa a experiência das equipes de ciclismo e MTB no desenvolvimento

Nessa planta industrial serão produzidos tanto os pneus para ciclistas amadores como os que são fornecidos para as equipes de ciclismo de pelotão World Tour como Trek-Segafredo, UAE Team Emirates, AG2R Citroën e equipes de MTB como Wilier Triestina-Pirelli e Canyon CLLCTV-Pirelli, segundo a fábrica todas as equipes parceiras da Pirelli tem um papel ativo no desenvolvimento de pneus.

A proximidade da fábrica com a sede da Pirelli, na via Biccoca em Milão, onde se encontra o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, é um acelerador para o melhoramento e criação de novos produtos.

Graças à liderança adquirida no desenvolvimento de pneus automotivos de Ultra High Performance – como os utilizados na Fórmula 1 , a Pirelli conseguiu transferir uma experiência consolidada no mundo de processos inovadores para a área de pneus para bicicletas.

A fábrica de Bollate é um caso único neste setor, e a inovação é visível a todos os níveis: não só na robotização de processos, que garante extrema confiabilidade qualitativa e precisão geométrica no produto, aspecto ainda mais crucial em um pneu de dimensões e peso reduzido como o de uma bicicleta; mas também, por exemplo, em produtos semi-acabados, para os quais foi testado um sistema de extrusão único no gênero, que também contribui para obter uma precisão absoluta em termos de geometria e peso; e nos compostos, desenvolvidos com sistema de mistura contínua.

Toda a produção da linha P Zero Race será feita na fábrica de Bollate – foto: Pirelli

Cada processo foi concebido e implementado de acordo com as especificidades de um pneu para ciclismo, com os mais elevados padrões de segurança e com elevada automatização; graças ao maquinário certificado pela CE e juntamente com as competências consolidadas das pessoas, isso garantirá um nível de qualidade para tornar os produtos modelos de referência.

Fábrica de Bollate era de 1962 e passa por reestruturação

Os edifícios que compõem a unidade, com cerca de 60 anos, estão passando por uma profunda transformação, com ambientes mais confortáveis para quem trabalha na produção. O resultado será um complexo industrial moderno, eficiente e bem integrado ao contexto urbano, que permite que os pneus sejam fabricados de acordo com os mais altos padrões de qualidade e desempenho que o mercado já reconhece na Pirelli. A produção dos primeiros pneus já começou, enquanto a reforma completa da planta industrial está prevista para ser concluída no início de 2023.

A fábrica de 1962 está passando por um processo de reestruturação

Um movimento que além de resgatar áreas de produção próximas aos grandes centros e de valorizar a comunidade, também traz os novos tempos da indústria da bicicleta, com mais fábricas voltando a produzir perto dos grandes centros consumidores – o conhecido reshoring, mesmo caminho adotado também pela Bianchi.

Os pneus de bicicleta foram os primeiros a serem produzidos pela Pirelli

“É uma grande satisfação dar uma nova cara e uma nova função à fábrica de Bollate, trazendo parte da produção de pneus de ciclismo de volta à Itália, e ainda mais no ano em que comemoramos o 150º aniversário da empresa. Para nós, as bicicletas têm um grande valor histórico e simbólico: os pneus de bicicleta foram o primeiro tipo de pneu produzido pela Pirelli e hoje trazemos essa parte do negócio a poucos quilômetros de nossa sede. Além disso, o projeto Bollate nos permite agregar valor ao território, por meio de intervenções que visam tornar moderna e sustentável tanto a planta quanto o contexto do entorno”, declarou Andrea Casaluci, Gerente Geral de Operações da Pirelli.

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