PIRELLI REDUZ EM 10% PESO DO TUBULAR P ZERO RACE TUB SL

Na movimentação que antecede a  mais uma edição do Giro d’Italia , a Pirelli que tem parcerias técnicas com o Team BikeExchange, Trek-Segafredo e AG2R Citröen apresenta uma inovação tecnológica para o seu tubular P Zero Race Tub ZL com uma redução de peso superior a 10% mantendo inalteradas as características de aderência, suavidade e confiabilidade, atendendo um nicho de mercado e apontando à alta performance

P Zero Race Tub SL – tem câmara de ar interna feita em termoplástico de poliuretano, mais leve que o tradicional látex

Em um movimento quase que na contramão do mercado que se aponta cada vez mais para os pneus tubeless, a Pirelli que voltou a produzir pneus para o ciclismo profissional há pouco mais de três anos (desenvolvendo produtos mais sofisticados e evoluídos tecnologicamente) , apresenta uma novidade que redefine o pneu tubular.

O novo P Zero Race Tub SL será lançado oficialmente durante a próxima edição do Giro d’Italia que começa no próximo dia 8 de maio, equipando as bicicletas do Team BikeExchange, da Trek-Segafredo e da  AG2R Citröen; a novidade também deverá chegar em breve aos mercados europeus e norte-americano.

A fabricante de pneus encarou um desafio de melhorar os tubulares. Historicamente esse tipo de pneu passou por pouca evolução ao longo dos anos, e muitas vezes quando se introduziam novidades os benefícios de uma característica geralmente se perdiam em detrimento de outras, todas importantíssimas para o desempenho. 

PNEUS TUBULARES ATENDEM A UM NICHO: A ALTA PERFOMANCE

Por se tratar de um produto de nicho, praticamente de uso exclusivo no ciclismo profissional ou para um público cada vez mais reduzido, os fabricantes de pneus praticamente deixaram de introduzir mudanças representativas nos tubulares.

Como a Pirelli tem em seu DNA a competição, seja ela em duas ou quatro rodas, a marca italiana também confirma no ciclismo a sua vocação para o desenvolvimento contínuo de produtos de alta performance, sem que isso represente um resultado comercial significativo, daí a manutenção de uma linha de produção quase artesanal.

Em seu comunicado à imprensa a marca italiana, deixa claro que o futuro é o tubeless, porém também reconhece que ainda uma boa parcela das equipes profissionais ainda usa o tubular. Com isso a opção foi por não parar com o desenvolvimento dos tubulares, elevando o padrão de um produto que trouxe poucas inovações técnicas nos últimos anos.

Simon Yates participou dos testes do novo tubular da Pirelli – foto: Pirelli

DESENVOLVIDO NA ESTRADA COM CICLISTAS, PARA OS CICLISTAS

O projeto do novo P Zero Race Tub SL levou dois anos de desenvolvimento detalhado e constante. A equipe de engenheiros trabalhou sobre o primeiro tubular lançado em 2018 juntamente com a equipe Mitchelton-Scott – a atual BikeExchange.

A equipe de técnicos recebeu sugestões e solicitações de mudanças, vindas dos ciclistas, o ponto mais importante para quem utiliza o pneu em competições era a redução do peso.  Com a chegada de freios a disco, medidores de potência e quadros em alguns casos mais encorpados , reduzir o peso dos tubulares era algo necessário para se buscar trabalhar com o peso da bicicleta cada vez mais próxima do limite mínimo imposto pela UCI de 6,8 kg.

Os testes do novo tubular da Pirelli começaram no ano passado com a Mitchelton-Scott durante o Tour UAE e continuaram ao longo do ano onde alcançaram destaque no Tour de France’2020 com as 4 etapas de Adam Yates vestindo a camisa amarela e o 3º lugar na classificação geral de Richie Porte, da Trek-Segafredo. 

MAIS LEVE – REDUÇÃO EM UMA BICICLETA COMPLETA É DE QUASE 100 GR

O objetivo da Pirelli era reduzir o peso, e ela conseguiu um tubular 10% mais leve do que o modelo P Zero Velo Tub. O impacto na bicicleta completa é de quase 100 gramas a menos, e isso foi conseguido em um componente decisivo numa competição as rodas.

A busca da Pirelli por um tubular mais leve foi realizada sem penalizar o já excelente desempenho do pneu: rodagem de alto nível, alta aderência mesmo em piso molhado e grande resistência a furos.

O coração de P Zero Race Tub SL é uma câmara de ar muito particular, feita de um material leve e completamente hermética e especificamente otimizada para uso dentro do tubular feito à mão.

Em vez do látex tradicional, usado até agora em quase todos os tubulares dos profissionais, a Pirelli usou TPU, ou poliuretano termoplástico, um material de última geração, que pela primeira vez é aplicado a uma câmara de ar  para tubulares e que exigiu muito desenvolvimento antes de se atingir os resultados desejados.

O novo material oferece o mesmo desempenho de velocidade e proteção contra furos, típicos das câmaras de látex, porém com significativa redução de peso e total estanqueidade, eliminando também a perda crônica de pressão dos tubulares tradicionais.

320 tpi E COMPOSTO DE PONTA

A carcaça do P Zero Race Tub SL  é feita de Corespun com 320 TPI. O composto SmartEVO de última geração, que a Pirelli desenvolveu para o novo P ZERO Race na versão clincher e tubeless-ready, é o ponto alto do Tub SL. Nos testes de estrada realizados pelas equipes, o novo tubular comprovou melhorar a manobrabilidade da bicicleta  e a velocidade de subida, o famoso VAM, oferecendo excelente proteção contra furos e maior controle em altas velocidades.

Com a chegada das grandes voltas, a Pirelli deu a suas equipes parceiras do World Tour a possibilidade da utilização do P Zero Race Tub SL. Segundo o fabricante é bem provável que os ciclistas que apontam a classificação geral, utilizem este modelo com mais frequência que seus companheiros de equipe. De olho nas performances de  Simon Yates e Esteban Chaves na BikeExchange ou de Vincenzo Nibali na Trek-Segafredo.

Esteban Chaves usou esses tubulares nas etapas da Vuelta em 2020 – foto: Pirelli
O QUE DIZEM NA BikeExchange SOBRE O P ZERO RACE TUB SL

Quem testou os primeiros protótipos e que já rodou com o novo modelo, tem feito comentários muito positivos. Kevin Tabotta, gerente de desempenho da BikeExchange declarou: “Este novo tubular Pirelli reduz o peso da bicicleta em quase 100g, uma melhoria considerável que não é fácil de se alcançar em uma configuração de corrida de alto nível (…) Estou impressionado com os testes que fizemos (…) Os pneus se comportaram exatamente como esperávamos, mas agora estão mais leves! (…) Era difícil acreditar que uma economia de peso tão significativa pudesse ser alcançada em um pneu versátil de alto desempenho para corridas de estrada, mas a Pirelli conseguiu”.

O colombiano Esteban Chavez, que chegou a testar o novo modelo durante algumas etapas da Vuelta no ano passado, comentou: “Fiquei animado quando vi a enorme perda de peso oferecida pelos novos tubulares. Os pneus estão mais rápidos e tem um bom comportamento, como sempre, mas agora estão mais leves. Dá para sentir principalmente nas subidas. Cheguei a usa-los em algumas etapas da Vuelta no ano passado, e já estou usando, mas claro que o objetivo está em uma das grandes voltas”.

Os tubulares P Zero Race Tub SL devem chegar em breve às lojas. Na Europa seu preço médio ao consumidor é de 119,90 euros, já para os consumidores estadunidenses o preço será de 149,90 dólares – convertendo esse valor  sem impostos e frete – um ciclista brasileiro gastará algo entre 780  e 800 reais, dependendo de onde for efetuada a compra.

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