PON.BIKE COMPRA A DOREL SPORTS (CALOI-CANNONDALE) E CAMINHA PARA SER UMA GIGANTE GLOBAL

A holding holandesa Pon.Bike divulgou que está fazendo a aquisição da Dorel Sports, com isso algumas das mais tradicionais marcas de bicicletas do mundo mudarão de mão em 2022 e desse movimento poderá surgir uma das maiores fabricantes de bicicletas do mundo, mantendo sob o mesmo teto as marcas Gazelle, Kalkhoff, Focus, Santa Cruz, Cervélo, Swapfiets, Urban Arrow, BBB Cycling, Lease a Bike, Union, Reserve Wheels, Juliana Cannondale, Schwinn, Mongoose, GT, Charge, KidTrax e Caloi

Pon Holding pagou 810 milhões de dólares pela Dorel Sports

Em uma transação de 810 milhões de dólares, em dinheiro, a dona das marcas de bicicletas Gazelle, Kalkhoff, Focus, Santa Cruz, Cervélo, Swapfiets, Urban Arrow, BBB Cycling, Lease a Bike, Union, Reserve Wheels, Juliana adquiriu a canadense Dorel Sport que detém o controle das marcas Cannondale, Schwinn, Mongoose, GT, Charge, KidTrax, além da brasileira Caloi.

Uma operação que segundo os veículos especializados em negócios e no mercado de bicicletas poderá levar a  Pon Holdings BV  à condição de  maior fabricante de bicicletas do mundo. Isto porque a empresa deverá elevar o seu faturamento anual a 2,5 bilhões de euros, o que permitirá ultrapassar a taiwanesa Giant, que vende anualmente 2,1 bilhões de euros.

810 MILHÕES DE DÓLARES PELA DOREL SPORTS

A própria Pon.Bike já está entre as grandes do setor – ocupa a 5ª posição com um faturamento anual de 1,5 bilhão de euros. Com a aquisição da Dorel Sports – com as marcas GT, Mongoose, Caloi, Cannondale e Schwinn – os holandeses acrescentam quase  € 1 bilhão de euros ao seu faturamento.

A Pon é uma holding familiar e tem mais de 125 anos de história. Começou como uma pequena loja que vendia de sabão em pó a bicicletas e que não parou de crescer ao longo do tempo. O envolvimento além da simples comercialização de bicicletas começou em 2012 quando a holding adquiriu a também holandesa Gazelle, desde então passou a investir no setor, adquirindo também as alemãs Kalkhoff e Focus, depois a canadense Cervélo, a norte-americana SantaCruz , a fabricante de cargueiras Dutch Urban Arrow  e mais tarde a BBB Cycling e toda sua linha de roupas, acessórios e ferramentas.

O grupo também tem fortes investimentos em serviços de  mobilidade na Europa (Lease a Bike, Movelo, Business Bike, B2Bike, FietsNED)  e no varejo de bicicletas  com redes de lojas como a Ride Out ou a Mike’s Bikes nos Estados Unidos.

O movimento da holding visa também o seu fortalecimento no representativo mercado dos Estados Unidos onde há um atrativo mercado com milhões de consumidores e a possibilidade de comercialização de todo tipo de bicicletas.  Por lá ela  já atua em vários setores como no de carros esportivos de luxo com a rede de IndiGO Auto Group comercializando Porsche, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Audi, Aston Martin, BMW, Rolls Royce, Jaguar, Land Rover e McLaren.

FORTALECIMENRO NO MERCADO DE E-BIKES NOS ESTADOS UNIDOS

No comunicado distribuído à imprensa há grande destaque para o mercado das e-bikes, onde a Pon com a nova aquisição, busca posição de liderança no mercado global, oferecendo uma família completa de marcas de bicicletas icônicas e de qualidade para o uso diário, para negócios, lazer e esportes. A aquisição da Dorel Sports está totalmente alinhada com essa visão. Todas as marcas sob o guarda-chuva da Pon.Bike poderão se beneficiar da inovação, design, conhecimento e criatividade.

Por outro lado, a Dorel Sports poderá ser a ponte para o crescimento da Pon nos Estados Unidos, além disso a empresa canadense fornecerá aos holandeses a experiência do comercio eletrônico para os mercados europeus, isto porque 20% das receitas da Dorel Sports na América do Norte são geradas por vendas online.

Pon.Bikes em 2022 será formada por 15 marcas de bicicletas

Sobre a aquisição Janus Smalbraak, CEO da Pon Holdings declarou: “O passo de hoje é um marco na criação de uma empresa de bicicletas líder mundial com uma variedade de marcas de qualidade. Com a aquisição da Gazelle em 2012, lançamos uma estratégia que passo a passo levou ao grupo de bicicletas às atuais receitas 1,5 bilhão com bicicletas de alto desempenho, confortáveis, das quais 70% elétricas. Como resultado dessa estratégia agora chegamos a um destaque com a aquisição da Dorel Sports.

Eles têm uma história rica com suas marcas de bicicletas icônicas

Eles têm uma história rica com suas marcas de bicicletas icônicas, todas com um herança impressionante. Schwinn é uma instituição dos Estados Unidos. Caloi o orgulho do Brasil. E Cannondale é uma verdadeira marca global com excelente reputação. Dorel Sports é realmente complementar à Pon.Bike e é por isso que este é um passo tão lógico. Juntos, podemos atender ainda mais à crescente demanda por qualidade e bicicletas elétricas, seja para uso urbano, lazer ou esporte. O ciclismo não é apenas saudável, mas também desempenha um papel fundamental na luta contra o congestionamento do centro da cidade. A bicicleta e uma das formas de transporte mais sustentáveis. Estamos determinados a fazer da bicicleta um parte poderosa da mobilidade. Estamos ansiosos para trabalhar junto com o pessoal da Dorel Sports em todo o mundo e recebê-los na Família Pon”.

A venda da Dorel Sports deve ser concluída antes do final do primeiro trimestre de 2022. Ainda é muito cedo para avaliar possíveis impactos da aquisição e se isso trará mudanças à direção e aos rumos a serem adotados pela Pon Holdings para o mercado brasileiro.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.