REINO UNIDO: POLICIAIS VESTIDOS COMO CICLISTAS CONTROLAM MAUS MOTORISTAS

Policias do Reiuno Unido estão utilizando uma nova tática para controlar se motoristas estão mantendo a distância segura de 1,5 metros para ultrapassar ciclistas.  O controle é feito por  policiais vestidos com roupas simples pedalando pela cidade em bicicletas equipadas com câmeras

No tapete Close Pass motoristas recebem instruções de como ultrapassar um ciclista foto: WestMidland’s Police

Uma nova maneira de controlar motoristas infratores que não obedecem a distância mínima de 1,5 metro para ultrapassar um ciclista começou a ser adotada por policias de várias cidades do Reino Unido. A operação denominada é denominada  Close Pass – Passando Perto.

A ideia é simples, os policiais saem em bicicleta vestindo roupas comuns, como qualquer cidadão que pedala e percorrem algumas ruas das cidade procurando identificar os motoristas que costumam dar “finas educativas”, ultrapassam de forma perigosa ou se posicionam muito próximo do ciclista ou até aqueles que costumam ultrapassar o ciclista e lhe dão uma fechada para fazer uma conversão, ao invés de esperar a passagem do ciclista para depois seguir.

Os policiais à paisana pedalam bicicletas equipadas com câmeras para registrar e ter provas dos delitos de condução.  Com a ocorrência registrada o policial em bicicleta se comunica com outra equipe de policiais que está nas ruas em motocicletas e estes farão a abordagem do motorista infrator.

Recentemente a cidade de Norwich colocou a operação em ação.  Como em muitas cidades, a operação  conta com o apoio de que tem por objetivo promover o uso da bicicleta – como meio de transporte ou como recreação , além de fomentar  ações educativas e também buscar soluções para os ciclistas a cidade.  A Norwich Cycling Campaign –  levantou informações de que esse tipo de ultrapassagem perigosa e intimidatória estava afastando alguns usuários .

Segundo o inspetor Chris Hinitt, da equipe de  Investigações de Colisões Graves:  “No período de 5 anos até abril de 2017 foram registrados mais de 1200 ciclistas foram vitimas em Norfolk , isso sem falar nos casos não registrados , mas os números sem duvida seriam mais elevados.  O objetivo desta operação é destacar os perigos impostos aos ciclistas pelos veículos a motor e aumentar a conscientização entre os outros usuários da estrada quanto à sua maneira de conduzir pode resultar em ferimentos graves para um ciclista “.

Os motoristas flagrados cometendo infrações contra ciclistas – desde que não estejam dirigindo alcoolizados ou tenham dirigido de forma perigosa, serão obrigados a fazer um curso de reeducação voluntaria  aonde receberão informações sobre os perigos enfrentados pelos ciclistas.

Como ferramenta didática as polícias e todo o Reino Unido estão  utilizando os tapetes Close Pass aonde são demonstradas as distancias seguras para ultrapassagem de um cclistas

Com esse tipo de ação as autoridades de Norwich acreditam que os motoristas se conscientizarão de que dirigiam seus veículos de forma descuidada ou perigosa ao não respeitarem a distância recomendada de 1,5 metro para a ultrapassagem.

Policiais dão aulinha técnica ensinando a motorista a manter a distância de 1,5 m do ciclista – foto: Devon e Cornwall Police

Se o motorista infrator se recusar a passar pelo cursinho de reeducação, a infração é registrada em um relatório aonde são apontadas as faltas cometidas, como condução descuidada ou desatenciosa e recebera a pontuação em seu registro de motorista.

Para o inspetor Hinitt: “ O foco da ação  é  a de utilizar  a educação como uma alternativa para a acusação, pois queremos informar os motoristas sobre por que sua condução foi descuidada e aproveitar a oportunidade para mudar as suas atitudes em relação aos ciclistas. Nós também queremos aumentar a confiança dos ciclistas demostrando que estamos empenhados em tornar as nossas estradas seguras para todos usarem e esperamos que isso também ajude outras pessoas a praticar ciclismo, que de outra forma podem ser dissuadidas devido a preocupações com a segurança”. “.

O Comissário de Polícia de  Norfolk, Lorne Green, mostrou-se satisfeito em colocar a Operação Close Pass nas ruas , particularmente devido ao número de ciclistas gravemente feridos, nos últimos anos nas estradas do condado. “Esta operação é projetada para educar melhor os motoristas e  para que eles estejam conscientes do espaço que eles precisam alocar ao passar os ciclistas. Trata-se de mudar o comportamento e mudar as atitudes. As operações Close Pass  já foram implantadas com sucesso em outras cidades da Inglaterra  onde o resultado direto foi a redução dos acidentes com ciclistas desde a sua introdução”.

O projeto parece bem interessante e com algumas adaptações bem que poderia ser implantado em algumas cidades do Brasil. A ideia é simples: um policial à paisana em bicicleta, uma câmera para registrar infrações e por perto uma equipe de policiais em moto para deter o infrator e depois aplicar aulinha educativa.

Deixe uma resposta