RENSBURG GANHA O TOUR DE LANGKAWI, GUARDINI MAIS UM SPRINT

O sul-africano Reinard Janse van Rensburg é o novo campeão do Tour de Langkawi. A volta disputada na Malásia  percorreu 1.118 km em 8 etapas e teve como maior vencedor  o italiano Andrea Guardini que conquistou 4 etapas, inclusive a última disputada em Melaka. A equipe Funvic-SoulCycles-Carrefour teve o seu melhor desempenho com o espanhol Antonio Piedra que terminou na 10ª posição na classificação geral

Guardini fecha com 4 vitórias de etapa

Guardini fecha o Tour de Langkawi com 4 sprints e 4 vitórias

O primeiro grande evento do circuito Asia Tour da UCI chega ao fim com a vitória do sul-africano Reinard Janse van Rensburg saindo como vencedor e lançando-se também como grande nome da equipe Dimension Data para as clássicas da primavera europeia , Milano-Sanremo está em seus planos. Nos sprints o italiano Andrea Guardini, mostrou ser imbatível, venceu 4 dos 4 que ele disputou, e entra para a história do Tour de Langkawi ao totalizar 22 vitórias de etapa.

Quem deu ritmo nos primeiros quilômetros da competição foi o camisa amarela Van Rensburg que foi ao ataque logo na primeira meta intermediária do dia, disputada no km 16,2 em Semerah, somando mais 3 segundos de como bonificação. Quem também soube tirar proveito da meta voltante foi o veterano espanhol Francisco Mancebo/Skydive Dubai que com  os 2 segundos da bonificação foi alçado ao 4º lugar na classificação geral.

Langkawi 2016 8ª Melaka fuga

Na fuga do dia apareceram Seo Joo Yong/KSPO, Chiu Ho San/HKSI de Hong Kong e o malaio Loh Mar Keong que tiveram muita liberdade para rodar até a entrada de Melaka

A fuga do dia só foi iniciada após os 40 km de corrida com o o coreano Seo Joo Yong/KSPO, Chiu Ho San/HKSI de Hong Kong e o malaio Loh Mar Keong que contaram com a total benevolência do pelotão que os deixou rodar tranquilos até a entrada no circuito na cidade histórica de Melaka quando a 15 km da meta a vantagem era de 5m20s, quando a Astana, Dimension Data e Drapac entraram de acordo e resolveram dar fim à fuga indo à  caça do trio.

Para o sprint se apresentaram a Tinkoff, a UnitedHealthCare e a sempre combativa Drapac e soltos e sem ajuda da equipe os italianos Mareczko/Southeast e Guardini/Astana. Com 150 metros, o maior vencedor da história do Tour de Langkawi saiu  de trás, saltou na roda de Michael Kòlar/Tinkoff para tomara ponta do pelotão e como uma locomotiva impôr seu ritmo e conquistar sua 22 vitória na Malásia. “Estou feliz por vencer em Melaka novamente. Lembro-me muito bem quando eu fiz isso pela primeira vez em 2012. Eu sabia que havia um vento de frente  na chegada terminar, mas eu corri com um bom timing. Teria sido duro obter melhores resultados do que quatro vitórias de etapa em oito dias de corrida. As lutas pelos sprint foram altamente competitivas”, comentou Guardini que foi o vencedor também da classificação por pontos.

O

O camisa amarela  Rensburg comanda o pelotão na entrada à Jonker Walk, no centro histórico de Melaka

Em sua primeira participação no tour de Langkawi, o ciclista da Dimension Data, Janse van Rensburg declarou que iniciou a etapa com certo nervosismo: “Eu estava contando os quilômetros e fiquei aliviado quando vi a marca de 3 km. Esta é a minha primeira vitória de uma prova de etapas desde 2012. Faz muito tempo. Estou feliz com esta vitória. Esta é definitivamente a maior vitória da minha carreira. É uma corrida muito importante. É uma boa corrida com uma boa organização. Eu não estava certo da minha participação, inicialmente vim como substituto e viemos aqui como os atuais campeões e estamos muito satisfeitos que fizemos isso de novo” comemorou o vencedor que finalizou a prova com uma vantagem de 18 segundos sobre o colombiano Daniel Jaramillo/UnitedHealthCare e de 19s sobe Miguel Ángel López/Astana vencedor da etapa rainha e líder por 2 etapas.

O chinês Wang Meiyin /Hengxiang ganhou o prêmio de  Rei das Montanhas repetindo o resultado de 2013. Pela primeira vez em 21 edições  um ciclista malaio ganhou a classificação de  asiático, a camisa branca desta classificação ficou para  Adiq Hussainie Othman. A classificação geral por equipes ficou para  a UnitedHealthcare, enquanto a chinesa  Hengxiang leva o prêmio de Melhor Equipe Asiática. Na classificação por equipes a Funvic-SoulCycles-Carrefour terminou na 21ª colocação, mas o destaque fica por conta do espanhol Antonio Piedra que ao longo das 8 etapas deu sinal de muita regularidade após a segunda etapa, quando começou a escalar posições até ficar com a 10ª posição geral. João Marcelo Gaspar teve seu momento na terceira etapa quando ganhou o prêmio de ciclista mais combativo.

 

Le Tour de Langkawi – 8ª Batu Pahat>Melaka 119 km

1- Guardini, Andrea/Astana – Itália –  2h42m55s – velocidade média43,83 km/h

2- Mareczko, Jakub/ SoutheastVenezuela – Itália – m.t.

3- Kurieda, Shiki/Aisan – Japão – m.t.

4- Kólar, Michael/Tinkoff – Eslováquia – m.t.

5- Palini, Andrea/Skydive Dubai  – Itália – m.t.

16- Piedra Perez, Antonio/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha – a 4s

34- Manarelli, Carlos/Funvic-Soul Cycles – Carrefour  – Brasil   – a4s

83- Chamorro, Francisco/ Funvic-Soul Cycles – Carrefour –  Argentina –a 24s

101- Bulgarelli, Otavio/ Funvic-Soul Cycles -Carrefour – Brasil – a 2m18s

118- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour-  Espanha – a 6m04s

121- Gaspar, Joao Marcelo/Funvic-Soul Cycles- Carrefour –  Brasil – a 9m57s

Guardini, Rensburg, Wang e Othmann

Camisa azul/Classificação por pontos Guardini; Camisa amarela/Classificação Geral Rensburg;Camisa com bolas vermelhas/Prêmio de Montanha Wang ; Camisa branca/Melhor Asiático Othmann

 

Classificação Geral – final após 8 etapas – 1.118 km – velocidade média 41,31 km/h

1- J V Rensburg, Reinardt/ Dimension Data – África do Sul 28h 31m 21s

2- Jaramillo, Daniel / UnitedHealthCare – Colômbia  +18s

3- Lopez, Miguel Angel /Astana – Colômbia +19s

4- Harper, George/ One Pro Cycling – Grã Bretanha +23s

5- Hansen, Jesper/Dinamarca – Tinkoff +23s

10- Piedra, Antonio/Funvic- Soul Cycles-Carrefour – Espanha +29s

65- Manarelli, Carlos / Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +15m30s

108-  Bulgarelli, Otavio/ Funvic-Soul Cycles -Carrefour –Brasil +36m47s

113- Chamorro, Francisco/Funvic-Soul Cycles -Carrefour – Argentina + 42m30s

117- Gaspar, Joao Marcelo/ Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +49m14s

125- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha +1h09m52s

Classificação por Pontos

1- Guardini, Andrea/Astana – Itália – 88

2- Mareczko, Jakub/ SoutheastVenezuela – Itália – 58

3- Palini, Andrea/Skydive Dubai  – Itália – 53

Classificação de Montanha

1-Wang, Meiyin/Hengxiang – China 49

2-  López, Miguel Ángel/Astana – Colômbia-  31

3 –  Loh, Sea Keong/Seleção da Malásia – 28

Classificação geral por equipes

1-  UnitedHealthCare Professional CT 85h 35m 15s

2- Bardiani CSF +4 s

3- One Pro Cycling + 26s

21- Funvic-SoulCycles-Carrefour +36m10

Melhor Asiático

1-  Md Adiq Husainie, Othman /Terengganu 28h 32m 31s

2 – Ito, Masakazu /Aisan – Japão + 2 s

3-  Zhao, Jingbiao/hengxiagn – China +3 s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.