RIDE FOR YOUR L1FE DOCUMENTÁRIO DO TEAM NOVO NORDISK

Ride for your L1fe traz a realidade de 18 ciclistas do Team Novo Nordisk que estão inseridos em um mundo onde 500 milhões de pessoas convivem com a diabetes. O documentário traz os altos e baixos da equipe, e mostra um grupo de pessoas lutando diariamente não apenas para terminar uma corrida de bicicleta, mas para sobreviver com diabetes tipo 1

Ride for your L1fe revela o dia a dia de uma equipe de ciclistas portadores de diabetes – foto: TNN

Os documentários sobre a vida dentro de uma equipe de ciclismo ganham cada vez mais destaque e vem ganhando público, muito além dos fãs da modalidade, a tensão das disputas, o dia a dia na estrada resultam em ótimos roteiros e a pós o sucesso de Cada dia uma Surpresa, da equipe Movistar (2 temporadas disponíveis na Netflix)  e de Plano B, a queda e ascensão –  da Jumbo Visma (YouTube), o Team Novo Nordisk  lançou no início de julho o seu documentário: Ride for Your L1fe.

Um ano produzindo. Uma vida inteira para perceber. Um mundo inteiro para mudar

O documentário registra a temporada 2021 da Novo Nordisk, para isso o cineasta dinamarquês  Peter Alsted – premiado em 2016 pelo filme de stand up paddle Standig on Water – foi incorporado à equipe e teve livre acesso ao ambiente das corridas e também às casas dos ciclistas.

O documentário vai além do ciclismo, pois a Novo Nordisk, criada em 2012, é a primeira e única equipe profissional formada por diabéticos. Alsted acompanhou cada pedalada, os altos e baixos da equipe em um filme sobre um grupo de pessoas que lutam todos os dias não apenas para terminar uma corrida de bicicleta, mas para sobreviver com diabetes tipo 1.

foto: Stig Holmgaard Bomhold

“Existem mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com diabetes e esse número está aumentando todos os dias e 18 desses 500 milhões competem no mais alto nível do ciclismo profissional semana após semana, mês após mês e ano após ano”, destaca  Phil Southerland, CEO e cofundador da Team Novo Nordisk e CEO da Supersapiens, uma empresa que desenvolveu um aplicativo e acessórios para controle da glicose.

Documentário traz a temporada 2021 da Novo Nordisk

“Nós corremos contra os melhores do mundo enquanto controlamos o diabetes para que possamos viver para correr mais um dia. Às vezes as coisas dão errado. Muitas vezes as coisas dão certo. Ao longo dela todos os nossos atletas são apoiados por uma equipe de profissionais dedicados e juntos o Team  Novo Nordisk e esta é a história de um ano nas nossas vidas”, destaca o texto de apresentação do documentário.

“Não se pode subestimar o que é necessário para criar e manter o Team Novo Nordisk uma realidade dia após dia. Somos uma equipe única, e temos uma mensagem única a levar, o trabalho que cada membro desta equipe faz é o que nos sustenta, e este filme também é para eles. Um testemunho duradouro da importância do que fazemos e uma pequena visão do nosso trabalho para que todos possam ver o seu significado”, declara  Southerland.

Equipe está no patamar UCI Pro Team – a segunda divisão do ciclismo profissional – foto: TNN

Ride for your L1fe conta apenas parte de toda a história. As histórias dos ciclistas do Team Novo Nordisk se desenrolam naturalmente todos os dias e o único fato constante e que nunca muda é que o diabetes tipo 1 é para a vida toda e há dias bons e dias ruins.

“Quando se trata do tipo 1, acredito que é fundamental falar/mostrar os altos e baixos. Eles se complementam, fazem parte do que implica viver com o tipo 1, tornam os personagens muito mais relacionáveis ​​e reais ”, diz o diretor de cinema Peter Alsted. 

Diretor acompanhou toda a temporada 2021 da Novo Nordisk

“Acho que também é importante lembrar que o ciclismo profissional exige muito trabalho e dedicação. Esses ciclistas são heróis por causa das dificuldades que vêm com sua busca, mas também são humanos, e sua humanidade é mostrada nos momentos de vulnerabilidade retratados no filme. Fazer filmes é capturar aqueles momentos em que você sente os altos e baixos. A vida em si não é um passeio de 24 horas.”, conclui Alsted.

O ciclista francês Charles Planet, de 28 anos que está em sua nona temporada na equipe revela como foi sua participação : “Foi muito bom estar envolvido em tal visão sobre nossa equipe e dar aos fãs uma visão interna. Ao mesmo tempo, gostaria de estar saudável e correr com todo o meu potencial para causar um impacto maior. Assistindo ao documentário, há um momento emocionante em que chorei ao ver o ano difícil de 2021 devido à minha saúde. Espero que as pessoas se inspirem no nosso documentário e que possam ver o real dentro de uma temporada completa no objetivo da nossa equipe.”

Todos os ciclistas da equipe são portadores de Diabetes – foto: Peter Alsted

O espanhol David Lozano que teve um início de carreira conquistando 4 títulos de campeão espanhol de ciclocross e 3 de mountain bike na categoria sub23, aos 33 anos  viu assim sua participação no documentário: “Para mim foi uma decisão difícil ser filmado o tempo todo porque sou uma pessoa que dificilmente compartilha muito nas redes sociais. Mas eu estava pensando em quando fui diagnosticado e não tinha referências de ciclistas com diabetes e como isso poderia ser um divisor de águas em termos de mostrar isso. Também foi importante mostrar que somos uma equipe profissional de ciclismo e também passamos por momentos difíceis muitas vezes, porque quase só se vê o lado bom do esporte profissional na mídia, mas tem muita coisa acontecendo nos bastidores! Também trazer meus pais e esposa para o filme foi lindo para realmente conhecer o que eles sentiram naquele momento e agora!”.

O britânico Samuel Brand que aos 10 anos de idade foi diagnosticado com diabetes e que entrou na equipe de formação da Novo Nordisk em 2016 e no ano seguinte chegou à profissional torce para que o exemplo da equipe apresentada no documentário sirva de exemplo:    “Como indivíduo e equipe, queremos que outras pessoas afetadas pelo diabetes se sintam capacitadas a perseguir seus sonhos, enquanto aqueles que não vivem com a doença obtenham uma compreensão mais profunda não apenas do motivo pelo qual fazemos isso, mas dos meandros do diabetes. Fazer parte deste documentário, ver seu desenvolvimento e processo foi mais do que especial. Estar envolvido em algo tão único, espero que possa ser o início de uma mudança em nossa comunidade e trabalho”.

Ride for your L1fe foi produzido em colaboração entre os patrocinadores da Novo Nordisk e a plataforma de streaming da empresa de estilo de vida comunitário ao ar livre e multimídia estadunidense Outside INC – O filme completo, em inglês, com 1h05 está disponível no link.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.