Rockshox apresenta sua atualização para um dos modelos de garfos de suspensão mais icônicos utilizados no downhill – o Boxxer, que agora traz mola pneumática DebonAir+ , cartucho Charger 3 RC2, elastômeros ButterCups em uma nova construção de hastes de 38mm com a proposta de oferecer a melhor pilotagem em terrenos agressivos com conforto e segurança
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2023/07/RockShox-BoXXer-Vali-Holl-France-Ross-Bell-Photo-124.-22-jpg-1100x734.jpg)
Desde as pistas de downhill da Copa do Mundo de MTB até as trilhas de teste secretas, a nova BoXXer se baseia em um legado de velocidade, remontando aos dias de lendas do mountain bike como Nicolas Vouilloz e Steve Peat. Atuais pilotos da elite do downhill como Vali Höll e Loris Vergier, ajudaram no desenvolvimento da nova versão BoXXer e neste ano já disputaram etapas da Copa do Mundo utilizando essa versão , um garfo de suspensão totalmente redesenhado para buscar vitórias ou simplesmente para perseguir seus amigos escada abaixo.
O desenvolvimento da atualização levou dois anos, tendo como principal objetivo o equilíbrio crítico entre rigidez de flexão e torçãoresultando em novas canelas BoXXer de 38 mm que apesar de maiores tiveram uma redução de peso em relação ao modelo anterior. A mudança garante maior durabilidade e ao mesmo possibilitou um peso reduzido. Isso garante uma maneabilidade e controle ideais, permitindo que os ciclistas enfrentem as descidas de montanha mais exigentes com confiança.
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2023/07/RockShox-BoXXer-Vali-Holl-France-Ross-Bell-Photo-266-1100x733.jpg)
Os tubos superiores da Boxxer de 38mm harmonizam com os inferiores para fornecer características ideais de pedalada. Através de extensos testes e pilotagem, foi ajustada a espessura das paredes dos tubos superiores e a arquitetura das bengalas inferiores para obter rigidez necessária para aceitar os comandos da pilotagem, sem machucar as mãos ou levar o piloto ao esgotamento.
A coroa (crown) agora é usinada e anodizada que além de melhorar o visual do conjunto oferece maior durabilidade, além disso traz gravadas linhas de ajuste que funcionam como um guia visual para simplificar a configuração, sem necessidade de régua.
O novo cartucho de amortecimento – Charger 3 RC2 apresentado nos modelos Pike, Lyric e ZEB em 2023 – ganhou um curso maior, sendo projetado com precisão para oferecer amortecimento preciso e maior sensibilidade da suspensão. O resultado é uma tração excepcional na leitura do terreno, maior capacidade de resposta e um desempenho geral aprimorado graças ao ajustes de baixa e alta compressão independentes.
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2023/07/R_MY24BoXXer_MtPrevost_230524_AS_5597_L-1100x733.jpg)
Um dos recursos mais destacados do Rockshox BoXXer 2024 é a revolucionária tecnologia de mola de ar conhecida como DebonAir+. Esse sistema de mola de ar leva o conforto e a adaptabilidade do ciclista a novas alturas, oferecendo uma sensação suave e consistente durante toda a trajetória de suspensão. A nova versão do garfo de suspensão BoXXer se adapta facilmente a terrenos variados, proporcionando aos ciclistas a confiança necessária para ultrapassar seus limites e superar qualquer obstáculo que surja em seu caminho.
A integração de um mecanismo de fluxo de óleo para as buchas garante a lubrificação contínua, mesmo em condições extremas, como forças G máximas e trilhas mais radicais. Esse recurso garante um desempenho ideal, minimiza o atrito e maximiza a vida útil da suspensão, reforçando o compromisso da Rockshox em fornecer aos ciclistas um produto confiável e de alto desempenho.
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2023/07/R_MY24BoXXer_MtPrevost_230524_AS_5607_L-1100x733.jpg)
Os ButterCups que estavam disponíveis nos modelos Pike, Lyric e ZEB desde 2023 agora também equipam a Boxxer; esses pequenos elastômeros dourados montados na extremidade do amortecedor e dos eixos da mola de ar vão encaixadas na parte inferior do garfo, trabalham amortecendo as vibrações de alta frequência antes que cheguem às suas mãos e braços, reduzindo o estresse nos braços.
O garfo de suspensão Boxxer será comercializado em duas versões: A Boxxer Ultimate – FS-BXR-ULT-D1 – destinada ao mercado ‘after market’ – ou seja para atualização ou troca da suspensão da bicicleta – disponível na cor ‘Electric Red’ – vermelho elétrico e com novo grafismo e a Boxxer – FS-BXR-BSE-D1 – destinada ao mercado de montagem e fabricantes – conhecido na indústria por OEM ‘Original Equipment Manufacturer’.
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2023/07/R_MY24BoXXer_MtPrevost_230524_AS_5602_L-1100x733.jpg)
Os dois modelos trazem a tecnologia de mola DebonAir+ e tem curso 180mm, 190mm, 200mm porém a diferença entre eles está na parte interna, a Boxxer Ultimate vem equipada com o cartucho Charger 3 RC2 com elastômetros ButterCups pesando 2840g (curso 200mm, offset 48mm) e o modelo para as fabricantes e montadoras – o Boxxer vem com o cartucho 3RC simples e é um pouco mais pesada 2680g (curso 200mm, offset 48mm), mas para este modelo a fabrica oferece um kit de que possibilita o uso do cartucho .
![](http://www.mundobici.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Boxxer--1100x777.jpg)
O Rockshox BoXXer 2024 está pronto para revolucionar a cena do downhill e reafirmar a posição da Rockshox como líder do mercado. Com seu desempenho excepcional, durabilidade incomparável e um legado de vitórias em campeonatos, o Rockshox BoXXer 2024 está destinado a se tornar o sistema de suspensão de referência para ciclistas de downhill em todo o mundo.
A nova suspensão BoXXer 2024 deve cehgar ao mercado brasileiro em setembro de 2023 com valores estimados, segundo a Proparts – distribuidora da Rock Shox no país, a partir de R$ 10 mil.