S-WORKS EXOS EVO A SAPATILHA LEVE PARA TODOS OS TERRENOS

Sob o lema Todos os Terrenos, Nenhum Peso a Specialized fez o lançamento de sua nova sapatilha off road, S-Works Exos Evo que traz uma nova tecnologia aplicada no calcanhar, um novo composto no cabedal e solado em fibra de carbono. Com essas inovações a marca conseguiu um produto rígido e muito leve, com o par pesando apenas 464 gramas

Confortáveis, rígidas, resistentes e muito leves – foto: Specialized-divulgação

As novas sapatilhas S-Works Exos Evo tem em seu desenvolvimento todos os princípios de design Body Geometry, desenvolvido pela marca estadunidense e apostando que pro meio dela se amplifica aumentando a eficiência, além de ter um impacto direto na saúde do ciclista pois reduz o risco de lesões graças à otimização do alinhamento do quadril, joelho e do pé.

Novo tecido traz resistência e leveza

Na construção do cabedal ou seja de toda a parte superior da sapatilha que cobre o pé, a Specialized utilizou um tecido batizado de Dyneema®. Trata-se de material composto, extremamente resistente e de números impressionantes, pois é 30% mais leve que o náilon e o poliéster, 45% mais leve que a aramida, 15% mais resistente que o aço e muito resiste à abrasão, aos rasgos e aos efeitos dos raios UV e da água. Todas essas qualidades sem perder o conforto, mantendo a flexibilidade sem comprometer a firmeza necessária para um calçado destinado ao uso off road. Nas laterais externas a sapatilha recebe uma camada de TPU que garante maior proteção e durabilidade

Para a fixação do pé, a sapatilha traz os novos fechos BOA®Li2 que tiveram os micro ajustes, já tradicionais, aprimorados. Além disso esse novo modelo fecho tem perfil mais baixo e maior ergonomia oferecendo ao ciclista múltiplos ajustes tanto para apertar ou afrouxar a sapatilha. O modelo também prioriza a durabilidade, tendo maior resistência aos impactos, abrasão e à sujeira.

S-Works Exos Evo utiliza o solado XC Fact com maior índice de rigidez da marca – foto: Specialized – divulgação

A biqueira é construída com uma manga elástica especifica que além de cobrir e envolver com muito conforto os dedos dos pés o o antepé  tem o espaço suficiente para o movimento e a flexão, mas garantindo a proteção necessária tanto na prática do mountain bike ou do gravel.

Modelo foi utilizado pelos atletas da equipe nas etapas da Copa do Mundo de MTB XCO

Para produzir uma sapatilha mais leve, foi desenvolvido um novo suporte de calcanhar que se favorece das características da da fibra Dyneema® CubiTech, reduzindo o peso e o volume encontrados em modelos tradicionais que utilizam o calcanhar moldado. Os designers e engenheiros da Specialized maximizaram as propriedades de laminação da malha, criando uma espécie de bolso para suportar o calcanhar que simula a rigidez vertical essencial, mas permitindo  que o calçado se molde e se adapte ao pé do ciclista com maior  conforto e uma redução drástica de peso.

O campeão mundial Jordan Sarrou com as novas sapatilhas S-Works Exos Evo – foto: Michal Cerveny-Specialized

O solado da S-Works Exos Evo é uma das mais rígidas, construída em fibra de carbono XC Fact, tem o maior índice de rigidez da marca 13.0, também encontrado nos modelos de estrada. A maior rigidez representa para o ciclista uma melhor transmissão de força para os pedais.  

Apresentada como uma das mais leves para a pratica do mountain bike ou gravel cada sapatilha pesa 232 gramas ou 464 gramas para par no tamanho 42. No Brasil o preço sugerido ao consumidor é de R$ 3.199.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.