Pense em duas décadas de experiência na precisão e no ajuste dos componentes e bicicletas e as informações coletadas com o desenvolvimento do Body Geometry e os processos da Retül e associe tudo isso a tecnologia de impressão 3D da Carbon voltada para os esportes. O resultado da parceria da Specialized é o novo e revolucionário selim S-Works Power Mirror
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Em 2019 a Specialized divulgou que estava trabalhando em uma novidade no universo dos selins. A informação circulou em vários meios especializados com alguns poucos felizardos no mundo tendo acesso à novidade, era um pré lançamento do produto, além disso alguns ciclistas das equipes World Tour patrocinadas pela marca, Deceuninck-Quick Step e Bora-Hansgrohe, foram para a estrada testar o novo produto, em agosto na 5ª etapa da Copa do Mundo de XC em Val di Sole, na Itália o sub23 Cristopher Blevins passou a utilizar a novidade: o selim S-Works Power Mirror – oficializava-se aí o trabalho que conduziria ao lançamento definitivo do selim.
Para um produto não há melhor campo de provas do que as competições, porém a Specialized ainda tem um trunfo no desenvolvimento de seus produtos, os dados coletados por anos com o sistema Retül para garantir dados precisos sobre a dinâmica do corpo em cima de uma bicicleta e o melhor posicionamento do ciclista. Desde 1997 a marca começou a colocar no mercado os produtos ergonomicamente projetados e cientificamente testados, era linha Body Geomtetry que chegava com um selim que provocou mudanças no mercado com um dos modelos de maior sucesso o Power.
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A constante evolução tecnológica e a busca incessante por tornar o ato de pedalar cada vez mais confortável e seguro, impulsionou a busca por novidades no mercado, o resultado foi uma pareceria com a também californiana Carbon que já havia desenvolvido para a Adidas uma tecnologia de impressão 3D que resultou na linha Futurecraft 4D; outra empresa que usou a tecnologia foi a Riddel especializada em equipamentos para a prática do futebol americano e que levou a novidade para os capacetes e almofadas de proteção personalizadas, usadas na NFL, utilizando de impressão 3D em um processo denominado DLS.
“Nossa parceria com a Specialized representa não apenas uma inovação em tecnologia de selim de bicicleta, mas também o compromisso compartilhado de nossas empresas em promover mudanças significativas, produzindo produtos que melhoram a saúde e o bem-estar humanos”, disse o CEO da Carbon, Joseph DeSimone ao comentar o lançamento do selim.
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No desenvolvimento do selim Mirror estava o desafio, melhorar ainda mais a qualidade de um selim que já em alguns modelos trazia a combinação de três tipos de espuma que ofereciam pontos com variação de rigidez para os vários pontos de contato do corpo. O desafio estava em adicionar ao selim um maior número de áreas de conforto com isso maximizando o desempenho do ciclista proporcionando simultaneamente conforto e estabilidade. Para fechar essa equação faltava ter disponível um material que possibilitasse a variação da densidade e um processo produção que viabilizasse a produção de um selim com uma maior quantidade de pontos de conforto ideais.
A solução foi encontrada com o processo DLS que faz a impressão de uma estrutura de treliça a partir de polímero líquido e, em seguida, ocorre uma segunda reação química em um forno de circulação forçada para fortalecer e definir as propriedades finais do material. A parte superior do Mirror é então impressa e inserida a uma base de trilhos de carbono, por fim, o selim está pronto para teste.
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No processo de impressão da treliça são criadas várias malhas elastoméricas com resina Carbon EPU adequadas para atender as exigências de um selim, combinando combinam resistência, retorno de energia e alongamento – tornando-as perfeitas para amortecimento, absorção de impacto e isolamento de vibrações. Ao todo o resultado é uma estrutura composta por 14 mil “suportes” e 7.799 nós, que podem ser “ajustados” individualmente – ou seja o selim em um futuro próximo poderá ser personalizado com as características da tecnologia Mirror (espelho em inglês) que melhor atendam a cada ciclista reduzindo a pressão dos tecidos moles, garantindo fluxo sanguíneo peniano e um conforto dos ossos para homens e mulheres com uma melhor estabilização da pélvis .
“Nós estamos imprimindo em 3D (três dimensões) polímeros líquidos através de um processo chamado DLS (sigla para Digital Light Synthesis ou Síntese de Luz Digital) e acreditamos que essa tecnologia pode substituir a espuma em todos os pontos de contato do ciclista. A tecnologia Mirror reflete perfeitamente a anatomia do atleta para melhorar o desempenho, aumentar o conforto e reduzir a chance de lesão. Como o carbono possibilita inovações inigualáveis, o Mirror oferecerá novos benefícios incríveis nos pontos de contato do ciclista com a bike”, explica equipe de designers de Body Geometry da Specialized Bicycles Components, em Morgan Hill, Califórnia.
Com a tecnologia da Carbon, a Specialized ganhou tempo no desenvolvimento do produto. Da forma tradicional, o processo consome cerca de 24 meses, com esse novo sistema foram10 meses que envolveu o desenvolvimento de 70 protótipos com os selins sendo testados por 20 ciclistas – sendo 10 mulheres e 10 homens – que passaram suas sensações e sugestões para o desenvolvimento.
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Com toda a tecnologia envolvida na produção dos selins S-Works Power com Mirror e com o dólar nas alturas, a novidade chega ao Brasil com o preço de venda ao consumidor sugerido em R$ 2.999 – valor que pode assustar a grande maioria dos consumidores,porém é um preço que se encontra dentro dos valores de mercado internacional; mas o leitor precisa levar em conta que trata-se de algo muito especial e de elevada complexidade.
A marca californiana aposta que num futuro cada ciclista poderá ter seu selim único, com seus pontos de contato personalizados e impressos com base em sua própria anatomia e estilo de pilotagem, criando verdadeiramente seu reflexo perfeito ou seja um “espelho” ou Mirror em inglês, de onde vem o nome do selim; segundo comentários durante a videoconferência de apresentação da novidade, o preço dessa customização mais que dobraria – indo para a casa dos 7 a 8 mil reais por um produto exclusivo – compreensível, mas para poucos.