SHIMANO CONVOCA RECALL DAS PEDIVELAS DE ESTRADA HOLLOWTECH II DE 11 VELOCIDADES

Pedivelas Hollotech II de 11 velocidades dos grupos de estrada Ultegra de Dura-Ace tem histórico de problemas estruturais e Shimano, reconhece o risco, convocando recall global para verificação de 2.8 milhões de peças produzidas entre junho de 2012 e julho de 2019. No Brasil operação de inspeção será feita através dos revendedores autorizados

Versões das pedivelas Ultegra e Dura-Ace que passarão pelo programa de inspeção – foto: Shimano

Os problemas com as pedivelas de estrada HOLLOWTECH II de 11 velocidades da Shimano já eram conhecidos de muitos consumidores que tiveram o infortúnio de possuir uma dessas peças que simplesmente se separavam – ou como muitos apontavam rachavam, partindo o braço da pedivela em dois.  

Os rumores dos problemas sempre existiram e corriam à boca pequena em conversas com vários mecânicos e também produziram perfis em mídias sociais que abordavam o defeito, até com certa ironia.

Passados alguns anos, eis que a gigante japonesa finalmente faz o seu chamado de recall para as pedivelas Ultegra e Dura-Ace de 11 velocidades – ao todo são mais de 2,8 milhões de peças que precisarão passar por controle para constatação se a peça está em condições ou precisa ser substituída.

Defeito publicado em agosto na página do instagram thankshimano

O que levou ao chamado de recall começou no mercado norte-americano onde há registros de 4.519 incidentes de delaminação, além disso há relatos de seis ciclistas feridos com casos de fraturas ósseas, deslocamento de articulações e lacerações., vitimados pelo problema apresentado, esses dados são da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (USCPSC).

A informação sobre o recall global circulou nos Estados Unidos e Europa na última sexta-feira (22/09) e nesta segunda-feira (25/09) foi também confirmada para o Brasil, o processo recebeu o nome de ‘ Programa voluntário de inspeção e substituição ‘ e impactará as pedivelas produzidas entre 1º de junho de 2012 e até 30 de junho de 2019 das linhas: Shimano ULTEGRA FC-6800, DURA-ACE FC-9000, ULTEGRA FC-R8000, DURA-ACE FC-R9100 e FC-R9100-P de 11 velocidades HOLLOWTECH II. Relatórios recebidos pela Shimano indicam que as partes coladas do braço da pedivela podem se separar e quebrar, representando riscos potenciais de queda e ferimentos ao ciclista.

Defeito publicado em maio na página do Instagram thankshimano

Segundo a Shimano, as pedivelas dessas séries precisam ser inspecionadas, e caso surja algum indício de que a peça está com problemas ela substituirá qualquer braço da pedivela que falhar no processo de inspeção, ainda segundo a fábrica as peças que não apresentem nenhum problema, não terão necessidade de substituição.

A seguir o processo que o ciclista deverá seguir para a verificação da pedivela de sua bicicleta:

Processo de identificação e inspeção de pedivela
PASSO 1
 – Verifique se seu pedivela precisa ser inspecionado

PASSO 1A
 – Identifique o número do modelo do seu pedivela Os produtos afetados são pedivelas dos modelos DURA-ACE e ULTEGRA com os seguintes números de modelo: ULTEGRA FC-6800, FC-R8000 e DURA-ACE FC-9000, FC-R9100 e FC-R9100-P. Os números do modelo estão estampados na parte interna do braço da pedivela, próximo à parte inferior do braço.      

PASSO 1B – Identifique o código de fabricação estampado no braço da pedivela.

Há um código de fabricação estampado na parte interna do braço do pedivela, próximo à parte inferior do braço.  

Os modelos afetados são de produção anterior a julho de 2019 e possuem os seguintes códigos de produção de duas letras: KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI , LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ , NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK , PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE e RF. 


O código de fabricação do seu pedivela corresponde a algum dos códigos de produção de duas letras acima?
NÃO: O pedivela não é afetado. Não é necessária nenhuma ação adicional.
SIM: Prossiga para o PASSO 2. Os consumidores que acreditam ter um produto afetado devem entrar em contato com um lojista credenciado Shimano Service Center para agendar uma inspeção gratuita da pedivela. Se não tiver certeza de como verificar o código de fabricação, visite uma loja revendedora Shimano mais próxima Shimano.

Os consumidores com pedivelas que não se enquadram no número de modelo e nos códigos de fabricação especificados não precisam tomar outras medidas.

PASSO 2 – Após a identificação e a peça enquadrando-se dentro dos lotes indicados leve a bicicleta ao revendedor para inspeção

A Shimano informa que desenvolveu o processo de inspeção de pedivelas e fornecerá instruções e tutoriais claros para os revendedores. A Shimano prevê que as inspeções serão possíveis a partir de 1º de outubro de 2023.

O revendedor inspecionará a pedivela em busca de sinais de separação ou delaminação na junção da peça. Os consumidores cujos pedivelas mostrarem sinais de separação ou delaminação durante a inspeção receberão um pedivela de reposição gratuito da Shimano que o revendedor instalará profissionalmente. Se a sua pedivela precisar ser substituído após a inspeção, não o use. Se uma pedivela para substituição estiver temporariamente indisponível, a Shimano irá notificá-lo através do seu revendedor quando a peça de substituição estiver disponível.

Aqui um ponto que pode não agradar a todos: a pedivela substituída será uma versão especial, que poderá apresentar uma aparência estética diferente, porém mantendo o mesmo nível de desempenho.

A fábrica encerra o comunicado sugerindo que o consumidor continue fazendo a manutenção de sua bicicleta/equipamento, e sugere que este preste atenção às mudanças no som e na sensação de como sua bicicleta está andando.

O que a fábrica não informa é qual será tratamento que o consumidor que já teve problemas com a pedivela e esta não foi substituída em garantia vai receber, afinal há relatos sobre esse tipo de incidentes que não foram atendidos.

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