SHIMANO GRX PARA LEVANTAR A POEIRA DO MERCADO GRAVELEIRO

Atendendo à crescente demanda do mercado de bicicletas para rodar por estradões de terra, cascalho – também conhecidas por gravel –  a Shimano apresenta o grupo GRX. Segundo o fabricante é o primeiro do mundo a ser especificamente desenvolvido para essa modalidade de ciclismo  

Para levantar poeira e encarar todo tipo de terreno a Shimano desenvolveu o grupo GRX

Rodar por estradões de terra definitivamente caiu no gosto de muita gente em todo mundo, e isso não é mais com uma mountain bike mas com uma bicicleta que alia muitas qualidades das estradeiras (roadies) não é por acaso que elas são conhecidas também por Adventure Bikes , ou como sçao geralmente denominadas gravel bike – ou traduzindo, uma bicicleta para rodar no cascalho, por estradões de terra e transitar de um terreno a outro sem maiores preocupações.

Para atender à demanda e após pesquisas, desenvolvimento e muitos testes realizados em vários continentes junto a ciclistas que se aventuram por estradões de terra, caminhos cheios de pedriscos a Shimano desenvolveu o GRX. Uma série de componentes que mesclam toda a evolução tecnológica dos grupos de estrada e de mountain bike para encarar qualquer tipo de terreno

Shimano GRX

A linha de componentes GRX é formada pelas séries RX800, RX600 ou RX400 com transmissões 1×11, 2×11 e 2×10 e opções de câmbio mecânico e eletrônico Di2.

Com várias opções de transmissões, uma ergonomia pensada especificamente a linha GRX atende, também as necessidades do praticante de ciclocross e os cicloturistas que se aventuram por todo tipo de estrada. Além dos componentes, a fabricante japonesa também está lançando a linha de rodas GRX com perfis de aro mais largos  

Com três opções de pedivelas – 1×11, 2×11 ou 2×10 – além de câmbios dianteiros e traseiros, pinças de freio com a opção para utilização de manete  de freio para ser montado na parte reta  do guidão, além dos tradicionais comandos hidráulicos STI com a opção eletrônica  Di2 ou de mudança mecânica e ainda a possibilidade da integração para o uso de canote retrátil.

A nova família de componentes emprega as tecnologias desenvolvidas pela Shimano para os grupos de estrada e de mountain bike, oferecendo a mesma precisão e a estabilidade. O GRX é um tem um sistema de transmissão suave e silencioso especialmente desenvolvido para as características únicas para se pedalar em estradas de terra e cascalho, além de permitir a adoção de posições de pilotagem e atender a projetos específicos para as bicicletas gravel.

Na hora de montar a bicicleta com os componentes GRX, visando a simplificação da operação, a fabrica aposta nos cassetes e correntes das linhas MTB (Deore XT, SLX ou Deore) ou Road (Ultegra, 105, Tiagra) já disponíveis em seu catalogo.

O topo da linha é o GRX800, mas também há opções de componentes de 11 velocidades mais acessíveis, assim podem ser utilizadas sem problemas as pedivelas e os comandos sti da série 600, ou pedivelas, câmbios e comandos para 10 velocidades. Isso possibilita às fabricas e aos consumidores um amplo leque de opções, partindo de uma bicicleta leve de alto desempenho, para usar em competições a uma bicicleta para o lazer a preços mais acessíveis.

As pedivelas GRX tem uma linha de corrente de + 2.5mm garantindo um aumento do espaçamento do pneu e do quadro. Os modelos de coroa única GRX oferecem a simplicidade da mudança de marchas somente no cassete traseiro (as opções incluem as coroas RX800 / 600 40T ou  RX800 42T) e todas construídas com a tecnologia Shimano’s Dynamic Chain Engagement na coroa dianteira oferecendo  maior retenção de corrente sobre solo irregular.  Já o modelo  RX810 com duas coroas  com relação 48-31 – ou a opção  RX600-11 / 10 46-30T, proporcionando uma transmissão adequada para enfrentar as subidas mais íngremes.

Pesos das pedivelas GRX: 1×11: FC-RX810-1: 655g, FC-RX600-1: 753g. 2×11: FC-RX810-2: 722g, FC-RX600-11: 816g, FC-RX600-10: 819g

Com mais 2,5mm houve um aumento na linha da corrente, isso possibilita a montagem de pneus de até 42mm

A linha de câmbios dianteiros ou desviadores é composta pelos modelos Di2 (FD-RX815) ou  mecânico (FD-RX810 / RX400) ambos tem mais 2,5mm de espaçamento, p que possibilita a montagem de pneus de até 42mm. Todos devem ser combinados com as pedivelas GRX +2,5mm; Enquanto o desviador de 10 velocidades FD-RX400 é compatível com as pedivelas de 10 velocidades RX600 46-30T. – Pesos do desviador dianteiro GRX: FD-RX815-F: 131g, FD-RX810-F: 94g , FD-RX400: 95g

Câmbio traseiro tem a tecnologia Shadow RD+

O Câmbio traseiro GRX adotada a tecnologia RX introduzida em 2018 nos grupos de estrada–  com embreagem Shadow RD+ – uma tecnologia que atende às necessidades aos do ciclistas que enfrentam paralelepípedos e também os praticantes de ciclocross e as bicicletas gravel que possibilita o gerenciamento da vibação da corrente, minimizando os movimentos desnecessários do braço do cambio e com isso otimizando o desempenho.

São 4 opções de cambio, dependendo de qual cassete e operação de mudança de marchas você escolher. Para aqueles que optarem cassetes de 11 velocidades  Ultegra, 105 ou Tiagra com coroas 30 / 34T precisarão usar o câmbio de braço curto (short cage) Di2 RD-RX815 ou ou a versão mecânica  RD-RX810. Quem optar pelos cassetes das linhas  de 11 velocidades Deore XT, SLX ou Deore com coroas 40 / 42 precisará usar o câmbio de braços longos (long cage) Di2 RD-RX817 ou RD-RX812 RD.

Peso do câmbio traseiro GRX: Di2: RD-RX815 / RD-RX817 : 288 / 322g. Mecânica: RD-RX810 / RD-RX812: 251 / 264g

Apostando na ergonomia especifica para o uso em pisos irregulares, a Shimano desenvolveu as alacavancas GRX STI, nos modelos a versão eletrônica  Di2: ST-RX815 com ponto de eixo de 18 mm ou as opções  mecânicas: ST-RX810 / RX600 / RX400, ST-RX810-LA todos   com perfil da alavanca de freio curvo e acabamento texturizado antideslizante que garantem um maior grip, ou uma pegada mais segura.

Para quem utiliza canotes retráteis, foi desenvoldida  uma alvanca especifica,  que utiliza o comando esquerdo do freio a disco GRX – na versão mecânica – ST-RX810-LA – e com uma relação 1×11 possibilita o controle do canote, evitando a instalação de outro dispositivo de acionamento, o que resulta em um conjunto mais leve e um cockpit mais limpo.

Com um ponto de eixo mais elevado foi melhorada a ergonomia e isso se traduz em uma pegada mais segura e confortável

O sistema integrado de tração de cabos possui um acionamento por alavanca de 9 mm para operar os canotes retráteis com os terminais de cabo na alavanca de câmbio.  A série GRX também inclui alavancas de freio a disco hidráulico do lado esquerdo Rx800 e RX800 específicas da série 1×11 sem rota interna para canote retrátil ou mudanças, incluindo a alavanca esquerda 1×11 Di2 (ST-RX15), que vem com três botões (dois botões laterais e um botão na parte superior) para operar funções auxiliares, como luzes ou computadores de outros fabricantes –

Pesos da alavanca de mudança / freio GRX STI: ST-RX815-L / R Di2: 565g, ST-RX810-LA Alavanca do conta-gotas no lado esquerdo: TBDg, ST-RX600-L / R: 611g, ST-RX400-L / R 10-velocidades): 613g

Em geral, quem sai para estradões de terra e cascalho procura sempre por uma maior eficiência nas frenagens, buscando a potência adequada para controlar a velocidade nas descidas, para isso a Shimano trouxe do mountain bike para a família GRX a tecnologia Servo Wave, disponível nas alavancas de freio série RX800 (ST-RX815) com elas é possível ter uma maior sensação de frenagem com maior modulação, o que para muitos pode representar uma condição de pilotagem mais agressiva. Abaixo encontram-se as linhas sem a disponibilidade do servo-wave RX810 ou pelas alavancas das séries RX600 e RX400, que fornecem um nível excelente de potência de frenagem a disco, com um desempenho similar ao dos freios a disco  das séries Ultegra, 105 ou Tiagra.

Sistemas de frenagem GRX: 

A principal preocupação dos ciclistas de gravel é ter potência de freio suficiente para controlar a velocidade em descidas íngremes e repentinas. É por isso que, existe uma classe superior da família GRX: uma variante das alavancas de freio da alavancas ) que oferece a tecnologia Servo Wave proveniente dos freios de mountain bike da Shimano. Isso proporciona uma sensação de frenagem mais forte com maiores opções de modulação para uma pilotagem mais agressiva. Pode-se optar pela versão RX810 sem o servo wave ou pelas alavancas das séries RX600 e RX400, que fornecem um nível excelente de potência de frenagem a disco, como nos freios a disco Ultegra, 105 ou Tiagra, respectivamente.

Manetes freio GRX para instalação na parte superior do guidão são uma opção muito boa para quem pretende fazer longas viagens –

Para o ciclista que gosta de pedalar segurando na parte superior do guidão, foi desenvolvida uma alavanca adicional de freio hidráulico em linha (BL-RX812-L / R) que se conecta ao sistema hidráulico principal que direciona para a pinça dianteira ou traseira. Esse manete de freio foi projetado para ser montado na parte superior do guidão, ao lado do avanço ou mesa.

Ainda compõem o sistema de freios as pinças GRX (BR-RX810 / 400) que trazem em seu dna o desing das pinças de freio Shimano, com uma excelente potencia de frenagem e com recursos com recursos como sangria unidirecional e pastilhas e rotores de freio com aletas de dissipação de calor da ICE TECHNOLOGIES que oferecem um  resfriamento mais eficiente e um desempenho de freio prolongado.

A linha GRX se completa com a linha de rodas específica para a prática do ciclismo fora das estradas asfaltadas, com dois modelos de rodas de eixo E-THRU de 12 mm (WH-RX570-TL-F12 / R12). Os conjuntos de rodas 700c ou 650b (sem Boost) tubeless oferecem um equilíbrio ideal entre peso, rigidez e durabilidade com aros aro 21.6mm mais largos – ao serem comparados com as rodas de MTB XC e aro com altura off-set assimétrica de 22mm.

Rodas GRX: GRX: WH-RX570 700c: 1600g / par, WH-RX570 650b: 1540g / par

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