TISSOT RENOVA COM O TOUR E A VUELTA

Uma das marcas que mais se destaca durante as disputas das grandes voltas é a da Tissot, a empresa relojoeira suíça é a cronometrista oficial de grandes eventos do ciclismo mundial, é parceira da UCI há 25 anos e acaba de renovar sua parceria com o Tour de France, La Vuelta e as grandes clássicas organizadas pela A.S.O. Amaury Sport Organisation

Tissot desenvolve tecnologias de cronometragem para esportes desde 1938 – foto: divulgação

Desempenho, espírito de equipe e superação são valores que a marca relojoeira suíça, Tissot compartilha com os apaixonados pelo ciclismo ao oferecer soluções indispensáveis de cronometragem, contagem de pontos, classificações e estatísticas com precisão extrema, adaptadas às exigências dos organizadores, dos desportistas e dos fãs. A marca está presente nos campeonatos mundiais de BMX, Estrada, Pista e nas etapas da Copa do Mundo prestando seus serviços.

Tissot está presente nas principais provas do ciclismo

Em toda competição, a vitória pode estar a uma fração de segundo, um milímetro da roda na linha de chegada. Calcular o tempo que separa uma vitória de uma derrota exige ferramentas técnicas que a Tissot desenvolve, domina e melhora desde 1938, ano em que a empresa começou a investir em cronometragem desportiva, sendo atualmente uma das mais importantes a prestar esse serviço.

Uma chegada ao sprint não pode ser vista a olho nu e a marca relojoeira suíça atua como juiz com ferramentas tecnológicas cada vez mais sofisticadas.  Para garantir um resultado confiável para os organizadores, os competidores , o público e os telespectadores dos eventos mais prestigiados do ciclismo, câmaras de alta velocidade captam mais de 10.000 imagens por segundo nas linhas de chegada de cada etapa. Graças a múltiplos dispositivos capazes de produzir o “photo-finish”, a Tissot pode assim fornecer em poucos segundos todas as informações detalhadas associadas à cronometragem e também contagem de pontos, classificação e estatísticas.

Durante uma grande volta 8 cronometristas trabalham diariamente em cada etapa – foto: Tissot

Tudo isto exige uma organização inigualável e uma dedicação total. Durante o Tour de France, maior evento do ciclismo mundial, nada menos do que oito cronometristas da Tissot – assistidos por quase uma dezena de técnicos auxiliares em provas de contrarrelógio – estão durante as 21 etapas da competição. Estes realizam em média pouco mais de 4200 avaliações de photo-finish com um número estimado de 2600 horas de trabalho,  só a preparação do evento consome mais de 280 horas.  Sem  esse pessoal não há  resultados nem classificações. São profissionais anônimos que não têm qualquer destaque, mas permitem que os eventos mais importantes continuem tendo o seu prestigio.          

Primoz Roglic é um dos embaixadores da marca

A marca suíça foi Cronometrista Oficial do Tour de France de 1988 a 1991 retornando somente ser em 2016, a marca suíça é também a fornecedora do Relógio Oficial o Tour de France . Sua relação com o ciclismo é tão forte que há 25 anos é parceira da União Ciclista Internacional –UCI, além de  patrocinadora do Tour de Romandie e do Tour de Suisse, Cronometrista Oficial da La Vuelta desde 2016 e do Giro d’Italia desde 2020, a Tissot é, sem sombra de duvidas, o principal relojoeiro das bicicletas. Em 2020, a marca relojoeira suíça acolheu também o ciclista esloveno Primož Roglič na sua equipa de embaixadores desportivos.

Decisões ‘em cima da linha’ exigem tecnologia – foto: divulgação

A renovação do contrato de parceria que une a Tissot à Amaury Sport Organisation (A.S.O.) é um sinal da determinação da marca de Le Locle em construir ligações duradouras com os maiores nomes do ciclismo. “A Tissot tem o prazer de anunciar o prolongamento da sua parceria com a A.S.O. enquanto Cronometrista Oficial do Tour de France e da La Vuelta mas também de eventos lendários clássicos como Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège ou também La Flèche Wallonne” declara Sylvain Dolla, CEO da Tissot. “Colaboramos com a A.S.O. há vários anos ao disponibilizar soluções de cronometragem de extrema precisão”, conclui Dolla

Christian Prudhomme, diretor do Tour de France destacou sobre a renovação: “Estou encantado por saber que estamos prolongando a nossa parceira com a mítica relojoeira de Le Locle. O ciclismo é por vezes decidido por alguns segundos, até mesmo ao milésimo em certas etapas. A Tissot e a A.S.O. partilham a mesma visão do ciclismo e de excelência que deve representar o Tour de France para dar devido destaque aos esforços dos grandes campeões. “.

Com Tour de France, La Vuelta, as provas por etapas Paris-Nice e o Critérium du Dauphiné assim como as clásssicas Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège (masculina e feminina), La Flèche Wallonne (masculina e feminina), a A.S.O. é o maior operador mundial de ciclismo com 110 dias de competição organizados todos os anos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.