TOUR DA POLÔNIA PELUCCHI GRAÇAS À CONFUSÃO

O italiano Matteo Pelucchi/IAM venceu o Sprint da  segunda etapa do Tour da Polônia, disputado em  146 km entre Czestochowa e Dabrowa Gornicza, chegando à frente do alemão Marcel Kittel/Giant-Alpecin líder da classificação de sprints e líder geral

Pelucchi vence o confuso sprint, Kittel mantém a liderança

Pelucchi vence o confuso sprint, Kittel mantém a liderança

A etapa, disputada sob um escaldante sol de 30ºC,  foi marcada por uma ação que muitos poderiam definir como “caça-foice” do australiano Caleb Ewan/Orica que no momento em que os principais velocistas se preparavam para o arrancar – já a centenas de metros da meta – perdeu o equilíbrio, perdeu a dianteira  promovendo um incrível strike, enquanto nove ciclistas se livraram do tombo – inclusive o camisa amarela Kittel que quase foi ao chão-  um amontoado de ciclistas se esparramava pelo asfalto e outros cravando os freios, driftings e derrapagens para não cair. À tevê o diretor da prova, o ex-ciclista polonês Czeslaw Lang relatou não ter recebido informações se havia algum ciclista com alguma lesão mais grave.

polonia tombo

Caleb Ewan/Orica GreenEdge provoca um grande strike

Já era esperada a chegada em sprint, o percurso praticamente todo plano se desenhava para isso.  A longa fuga de  Gradek Kamil/Sel Polônia ), Adrian Kurek / CCC-Polônia, o holandês Martijn Keizer / LottoNL e o  belga Sander Armee/Lotto-Soudal resistiu uns 120 km, porém foram engolidos pelo grupo  na segunda das cinco voltas no circuito de 10 km na cidade Dabrowa Gornicza.

Ao final da etapa, ficou claro o descontentamento de Kittel com a ação de Pelucchi que havia seis meses não vencia e forçou a ultrapassagem sobre o camisa amarela.”Eu queria ganhar, e acho que seria o mais rápido no sptin, mas tive que evitar o acidente à minha direita. Eles caíram na minha frente e o Pelucchi ao passar esbarrou no meu guidão e eu preferi não fazer força. Não tive mais tempo para fazer força e vencer. Ao final da etapa eu fui conversar com o Pelucchi e disse que ele tem que manter uma linha, não pode jogar para a direita, mas tudo bem. Ok, é um sprint e sempre é cheio de emoções” comentou Kittel.

O Pelucchi cruzou a linha com 3h20m12s, como a queda foi  dentro dos metros finais da prova todo o pelotão recebeu o mesmo tempo. Kittel continua líder com 10segundos de vantagem sobre Caleb Ewan, e 12s sobre Nicolo Bonifazio. O brasileiro Murilo Fischer ocupa a 146ª posição a 1m37s do líder. Na terça feira a 3ª etapa de 166 km entre Zawiercie e Katowice.

 

No link o tombo que travou o pelotão e a vitória de Pelucchi:

https://www.youtube.com/watch?t=174&v=V0J_CgjuRVs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.