TOUR DE LANGKAWI – NO DUELO ITALIANO PALINI LEVA A MELHOR

Um sprint marcado por um duelo italiano de velocistas de mesmo nome e mesma idade. De um lado o líder da competição, Andrea Guardini da poderosa Astana com suas 19 vitórias na volta da Malásia. Do outro Andrea Palini da equipe Skydive Dubai. Em cima da linha de chegada , no falso plano o arremate de Palini com o “golpe de rins” garantiu a vitória, conquistando sua terceira vitória na temporada e a primeira no Tour da Malásia.  Guardini manteve a camisa de líder do Tour de Langkawi, apesar dos ataques do chinês Meiying Wang

Andrea Palini arrematou melhor o sprint e conquistou a vitória da 2ª etapa

Andrea Palini arrematou melhor o sprint e conquistou a vitória da 2ª etapa

A segunda etapa do Tour de Langkawi de 158,1 km entre Sungai Petani e Georgetown marcava o retorno do pelotão à ilha Penang, deixando o continente  e cruzando uma longa ponte de 24 km para subir a colina de Teluk Bahang de 3ª categoria  com sua inclinação média de 5% , a competição não fazia esse percurso desde 1999 e a chegada reservou um emocionante duelo entre os velocistas italiano Palini e Guardini e a tentativa do chinês Meiying Wang que mais uma vez entrou na fuga e atacou destemidamente para vencer as três metas volantes e os dois prêmios de montanha na tentativa de tomar a camisa de líder.

Com 22 quilômetros de corrida Wang da equipe Hengxiagn entrou em uma fuga aonde só havia ciclistas asiáticos, além do chinês estavam Loh Sea Keong/Seleção da Malasia e seu compatriota Sofian Nabil/NSC-Mycron, o coreano Gong Hyo Suk/KSPO e da Indonésia Jamilidin Navardianto/Pegasus, a vantagem do grupo sobre o pelotão chegou a 4m15s com 50 km de prova. A exemplo da primeira etapa, Wang não deu margem aos seus companheiros de escapada e foi á caça de todos os sprint’s intermediários, venceu os três e com os 9 segundos que havia conquistado colocava-se como virtual líder de Langkawi além disso venceu também  dois prêmios de montanha da etapa o que lhe davam a segurança de manter a camisa de melhor escalador,  porém era muito cedo para comemorar, havia ainda muita estrada e a chegada pela frente.

A fuga do dia

A fuga da segunda etapa foi formada  por ciclistas asiáticos e quem comandou a ação foi o chinês Wang vestindo a camisa branca com bolinhas vermelhas de líder da montanha.

O pelotão rodou sob o comando da Astana que protegia o camisa amarela, Andrea Guardini, deixou que a fuga reduzida a três ciclistas,  Wang, Loh e Nabil a subisse a Teluk Bahang a 30 km da meta e na descida acelerou o ritmo. Os escpados foram alcançados a 11 km da chegada, quando o pelotão já sofria com o vento.  Para a disputa do sprint os dois italianos conseguiram chegar com maior velocidade á frente dos demais competidores. A disputa foi homem a homem, com Andrea Palini finalizando melhor, lançando à bicicleta à frente com o movimento conhecido por “golpe de rins” ou “jump”  para superar por pequena diferença ao seu compatriota e líder da competição, Andrea Guardini.

O sonho do chinês Wang de tomar a camisa amarela acabou na aceleração do pelotão para o sprint, na chegada ele perdeu 6 segundos para os ponteiros cruzando em 45º, com isso caiu para terceira posição na classificação geral . Porém nas entrevistas deixou claro que não estava na luta da classificação geral: “Meu objetivo principal é a camisa de líder de Montanha. É por isso que hoje eu escapei.”

O pelotão cruzando a ponte que liga o continente a ilha de Sepang

O pelotão cruzando os 24 km da  ponte que liga o continente a ilha de Penang

Ao final da corrida Palini disse que não esperava pela vitória de etapa e acrescentou: “Eu esperava marcar pontos, mas eu não acreditava que eu poderia bater o Guardini. No entanto, eu estava melhor do que ele depois da última subida, e isso fez a diferença. Estou muito feliz. Vencer aqui é muito importante. Já faz do meu Tour de Langkawi um sucesso “.

Durante a entrevista coletiva, Guardini mais uma vez enfatizou sobre o quão duro é vencer uma corrida, mesmo para um velocista como ele: “Esta manhã eu disse mais uma fez que não é fácil ganhar. Hoje o Palini mostrou que é um ciclista mais completo do que eu. Ele passou a montanha melhor do que eu. Eu tive que me esforçar muito para ficar com o pelotão principal e tirou de mim a energia que precisava para vencer o sprint. “.

O premio de ciclista mais combativo ficou com o malaio Loh Mar Keong , por ter participado pelo segundo dia consecutivo das fugas, um bom retorno para quem estava há quase oito meses sem correr.  Com a citória nos três sprints intermediários da etapa e os dois prêmios de motanha Wan Meiying lidera a classificação por pontos  à frente de Guardini e Palini e com folga a montanha com 24 pontos contra 14 do malaio Sea Keong Loh. A liderança da  classificação por equipes é da britânica  One Pro Cycling , a Funvic Soul Cycles – Carrefour coupa a 15ª posição.  Na segunda etapa o melhor homem  da equipe brasileira, foi mais uma vez o espanhol Antonio Piedra que chegou junto com o pelotão principal a 6 segundos do vencedor, Manarelli chegou em 51º com o mesmo tempo. Piedra também é o melhor classificado na geral, ocupando a 30ª posição a 22 segundos do líder.

Na sexta-feira (26/02) a terceira etapa de 107,2 km será disputada entre Kulim – Kuala Kangsar, trata-se de uma etapa curta, porém com a subida ao muro de  Bukit Gantang a 15 km da chegada, o que pode complicar a vida de algum ou outro velocista, quem passar por ali poderá se preparar para uma chegada mais uma vez desenhada para sprinter’s.

O pelotão cortando a longa ponte de 24 km que separa o continente da ilha de Penang

Andrea Palini comemora sua primeira vitória no Tour de Langkawi

Le Tour de Langkawi – 2ª Etapa Sungai Petani>Georgetown 158,1 km

1- Palini, Andrea/ Skydive Dubai – Itália – 3h 56m 02s – velocidade média 39,48 km/h

2 – Guardini, Andrea/ Astana – Itália – m.t.

3- J V Rensburg, Reinardt /Dimension Data  – Africa do Sul – m.t.

4 –  Kolár, Michael /Tinkoff – Eslováquia – m.t.

5 – Murphy, John/ UnitedHealthCare Professional – Estados Unidos – m.t.

24-Piedra, Antonio/Funvic- Soul Cycles-Carrefour – Espanha – a 6s

51 – Manarelli, Carlos / Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil – a 6s

73 – Gaspar, Joao Marcelo/ Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil a 2m23s

108- Bulgarelli, Otavio/ Funvic-Soul Cycles -Carrefour –Brasil – a 8m15s

118- Chamorro, Francisco/Funvic-Soul Cycles -Carrefour – Argentina  -a 12m 51s

125- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha – a 14m18s

Classificação Geral após 2 etapas

1- Guardini, Andrea/ Astana – Itália – 8h 11m 43s

2 Palini, Andrea/ Skydive Dubai – Itália +2 s

3- Wang, Meiyin/ Hengxiang Cycling- China +10s

4-  J V Rensburg, Reinardt /Dimension Data  – Africa do Sul  +12s

5- Murphy, John/ UnitedHealthCare Professional – Estados Unidos  +16s

30- Piedra, Antonio/Funvic- Soul Cycles-Carrefour – Espanha +22s

40 – Manarelli, Carlos / Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +27s

73- Gaspar, Joao Marcelo/ Funvic-Soul Cycles-Carrefour – Brasil +2m39s

107- Bulgarelli, Otavio/ Funvic-Soul Cycles -Carrefour –Brasil +8m31s

118- Chamorro, Francisco/Funvic-Soul Cycles -Carrefour – Argentina + 13m 07s

127- Urtasun, Pablo/ Funvic-Soul Cycles- Carrefour – Espanha + 15m 34s

#LTdL2016 #SkydiveDubai #FunvicSoulCyclesCarrefour #MundoBici #AsiaTour

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.