TOUR DOWN UNDER – GERRANS VENCE A 3ª ETAPA E ASSUME A LIDERANÇA

Quebrando um jejum de uma temporada sem vitórias e com alguns tombos, Simon Gerrans vence a terceira etapa do Tour Down Under, veste a camisa de líder e aos 35 anos de idade coloca toda sua experiência para tentar o quarto título na volta australiana.

Simon Gerrans "bate" na linha de chegada a Rohan Dennis - foto: Getty Images Sport

Simon Gerrans “bate” na linha de chegada a Rohan Dennis – foto: Getty Images Sport

Após o tombo na segunda etapa Simon Gerrans/Orica GreenEdge mostrou que a experiência faz muita diferença em momentos decisivos. Enquanto seus rivais despencavam montanha abaixo pela Corkscrew Road a mais de 105 km/h, o australiano preferiu manter a calma e já no final da descida apostou na força de suas pernas e em uma equipe que o recolocou na disputa para no final superar no sprint a seu compatriota Rohan Dennis/BMC e ao canadense Michael Woods

Com a vitória Gerrans obteve uma bonificação de 10 na classificação geral que lhe garantiram a posse da camisa de líder, com uma vantagem de 10 segundos sobre Jay McCarthy/Tinkoff. Na quarta feira (2ª etapa) um acidente tirou suas chances de vitória na chegada em Stirling e com isso veio rapidamente a imagem da campanha de 2015, recheada por quedas; a vitória em Campbell apagou as más recordações e trouxe ânimo ao ciclista  que comemorou: “tive uma temporada tão difícil no ano passado, assim que começar vencendo me deixa muito feliz, estou muito feliz”. Sobre o acidente da etapa anterior declarou: “Os caras trabalharam tão duro e realmente me colocaram na linha e ter um acidente tão perto da chegada foi decepcionante, de modo que 24 horas depois conseguir a vitória e a liderança acho que todo mundo vai ficar muito feliz esta noite”. Sobre a conquista da classificação geral e da malha de líder Gerrans diz que ainda há muito trabalho pela frente, mas acredita que seja muito mais difícil conquistar a camisa do que mantê-la.

Gerrans na descida da Corkscrew Rd "os ciclsitas correram riscos" - foto: Sarah Reed/The Advertiser

Gerrans na descida da Corkscrew Rd “os ciclsitas correram riscos” – foto: Sarah Reed/The Advertiser

Após a premiação o ciclista comentou o ritmo alucinante de alguns ciclistas na descida da Corscrew Road e disse que não era fã das descidas e que os ciclistas estavam colocando a vida em suas próprias mãos, que cada ciclista era responsável por sua própria segurança, mas uma descida tão intensa perto da chegada (a pouco mais 5 km) significa que o pelotão ficará mais propenso a correr riscos com velocidades que chegaram a 105 km/h. “Quando você tem uma descida rápida, técnica assim tão perto da chegada, aonde a colocação é tão crucial , obviamente os caras vão se arriscar. Nos vimos isso hoje, infelizmente alguns caíram. Sei que isso faz parte da corrida, eu entendo.

Sem criar polemica e jogando a responsabilidade para cada corredor o diretor de prova Mike Turtur disse que a descida foi uma das mais seguros que ele já tinha colocado no evento. “Eu concordo com Simon Gerrans – se os ciclistas querem correr riscos eles que façam isso, eu não posso impedir que isso aconteça”.

Um fã salva Tyler Farrar

O neozelandês Anthony Tooman é responsável pela continuidade de Tyler Farrar no Down Under. Quando o pelotão descida alucinado a velocidades que superavam os 100 km/h o ciclista estadunidense se envolveu em uma queda.  Farrar estava na beira da estrada com algumas escoriações, os carros de apoio já haviam passado, e o ciclista tentou retomar a competição, porém a Cervelo não dava a mínima condição para ir até a chegada. Tooman pergunto ao ciclista se este precisava de ajuda, se precisava de uma roda. Após uma rápida conversa a solução era o empréstimo da bicicleta, uma De Rosa, até que surgiu a pergunta: “Que pedais você usa? , segundo Tooman “Ele estava de Speedplay e eu estava no Shimano”, a outra questão era o tamanho das sapatilhas: “Ele é um tamanho 43 e eu sou um 44, então nós trocamos de sapatilhas, ele pulou na minha bicicleta lhe dei um pouco de água e lhe disse que nos veríamos mais tarde.”.

Farrar cruzou a linha de chegada em  Campbelltown com 13 minutos de atraso para o vencedor, Gerrans e se as regras normais da corrida fossem seguiras à risca , teria de ser desclassificado do Tour Down Under pois a assistência externa é proibida. Porém o chefe dos comissários considerou uma circunstância excepcional e levou em conta que Farrar não estava na disputa pela vitória de etapa ou na luta pela classificação geral e lhe deu o passe livre para que largue na 4ª etapa que será disputada na sexta-feira em Norwood. Horas mais tarde em um novo encontro, Farrar devolveu a bicicleta e presenteou o torcedor com um uniforme completo da equipe Dimension Data.

Tyler Farrar e Anthony Tooman, o fã que emprestou a De Rosa e as sapatilhas para que o ciclista completasse a prova

Tyler Farrar e Anthony Tooman, o fã que emprestou a De Rosa e as sapatilhas para que o ciclista completasse a  3ª etapa do Tour Down Under- foto: arquivo pessoal  e Anne Fedrorowytsch

 

TOUR SANTOS DOWN UNDER

3ª Etapa Glenelg > Campbelltown 139 km
1 Simon Gerrans (Aus) Orica–GreenEdge 3:37:34
2 Rohan Dennis (Aus) BMC Racing Team
3 Michael Woods (Can) Cannondale
4 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff
5 Steve Morabito (Sui) FDJ
6 Rafael Valls Ferri (Esp) Lotto Soudal
7 Sergio Henao (Col) Team Sky
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale
9 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team
10 Ruben Fernandez Andujar (Esp) Team Movistar

77 Murilo Fischer (Br) FDJ

 

https://youtu.be/oDNOB6sEmXw

 

Classificação Geral
1 Simon Gerrans (Aus) Orica–GreenEdge 10:28:12
2 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff 0:00:03
3 Rohan Dennis (Aus) BMC Racing Team 0:00:05
4 Michael Woods (Can) Cannondale 0:00:11
5 Sergio Henao (Col) Team Sky 0:00:15
6 Rafael Valls Ferri (Esp) Lotto Soudal
7 Ruben Fernandez Andujar (Esp) Team Movistar
8 Steve Morabito (Sui) FDJ
9 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale
10 Richie Porte (Aus) BMC Racing Team

96    Murilo Antonio FISCHER    Brazil    FDJ    +9:55

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.