TROPICALE AMISSA BONGO – PETIT VENCE A TERCEIRA ETAPA

A equipe francesa Direct Energie parte para o ataque com Adrien Petit vencedor da terceira etapa da 11ª La Tropicale Amissa Bongo, disputada entre Lamberéné e Ndjolé. Para a equipe francesa o objetivo é a camisa de líder e a classificação por equipes.

 

Adrien Petit vence a 3ª etapa e assume a vice-liderança da classificação geral Fotos: ©LaTropicale2016

Adrien Petit vence a 3ª etapa e assume a vice-liderança da classificação geral Foto: ©LaTropicale2016

O francês Adrien Petit venceu hoje a terceira etapa com chegada a Ndjolé o ciclista da Direct Energie concentrou seus esforços nos trechos de subida que levavam aos quilômetros finais antes da chegada,  desta maneira forçou o desgaste dos os seus adversários para chegar com mais força à meta.

Petit já havia vencido em 2013 no Gabão, cruzando em primeiro na etapa de Mitzic, aonde naquele ano também superou ao italiano Andrea Palini que nesta etapa chegou em terceiro.  O francês fez sua estreia no mundo profissional correndo no Gabão e por isso tem uma boa relação com a corrida: “Eu sempre mantive boas recordações desta corrida, porque foi aqui no Gabão que eu descobri a alegria da minha primeira vitória como profissional. A chegada de hoje em Nodjolé era diferente da de Mitzic, mais dura com uma subida de 500 metros antes da linha de chegada. O Yohann Genne preparou o terreno para a chegada, peguei sua roda e dei todo o gás no último momento”, comentou o vencedor que com as bonificações assume a segunda posição na classificação geral.

Fotos: ©LaTropicale2016

No início da prova o pelotão rodou compacto Foto: ©LaTropicale2016

A etapa foi dura e o sobre e desce do traçado nos 30 quilômetros para a chegada provocou a  pela quebra do pelotão em vários grupos, como consequência alguns ciclistas perderam muito tempo na classificação geral. O argentino Francisco Chamorro que na etapa anterior havia sofrido uma queda na etapa anterior, apesar das dores do tombo conseguiu completar a etapa, já Kleber Ramos,  conhecido por Bozó no pelotão, abandonou a competição. Mais uma vez Flavio Santos foi o melhor brasileiro na etapa, cruzando a meta na 20ª colocação

Outro francês, Benoir Jarrier/Fortuneo-Concept Vital que havia assumido a ponta do grupo foi superado a poucos metros da cehgada. Andrea Palini terminou em terceiro lugar, mas manteve a camisa de líder com uma vantagem de 10 segundos sobre Petit. A classificação por pontos também é liderada por Andrea Palini com 85 pontos contra os 57 de Armindo Fonseca. Na classificação do ciclista mais jovem, o argelino Abderrahmanee Behclaghem está empatado com o etíope Hafetab Weldu; o comando da classificação da combatividade é de Jean-Bosco Nsengimana .O ruandês Areruya Joseph lidera o premio de montanha.  Na classificação geral por equipes a disputa está entre a Fortuneo-Vital Concept que lidera a classificação e empatadas na segunda colocação a  Direct energie e  Sky Dive Dubai que estão a 6 segundos da líder , a equipe brasileira Funvic-Carrefour-Soul Cycles ocupa a 11ª posição.

Na quarta etapa o pelotão cruzará a fronteira, saindo de Oyem no Gabão para entrar na República dos Camarões e chegar em Ambam após 141 km de pedal. A etapa não apresenta grandes dificuldades e está desenhada para velocistas, mas nos 500 metros finais um falso plano poderá provocar alguma surpresa.

Fotos: ©LaTropicale2016

A população dos pequenos povoados vai à beira da estrada para acompanhar a passagem da caravana    – Foto: ©LaTropicale2016

La Tropicale Amissa Bongo

3ª Etapa Lamberéné >Ndjolé  129.5 km  vel. média 42.29km/h

1- Adrien Petit/Direct Energie-França 03h03m44s

2- Benoit Jarrier/Fortuneo-Vital Concept-França m.t.

3- Andrea Palini/Skydive Dubai-Italia m.t.

4- Armindo Fonseca/ Fortuneo-Vital Concept-França m.t.

5- Nikodemus Holler/Stradali-Bike Aid- Alemanha +1s

20- Flavio Santos/Funvic-Carrefour-Soul- Brasil +1m27s

66- Murilo Afonso/Funvic-Carrefour-Soul- +9m32s

67- Antonio Piedra/Funvic-Carrefour-Soul- Espanha +9m32

68- Magno Prado/Funvic-Carrefour-Soul-Brasil +9m32

76- Francisco Chamorro/ Funvic-Carrefour-Soul-Argentina +18m07

*Kleber Ramos abandonou
Classificação Geral

1- Andrea Palini/Skydive Dubai – Italia 08h54m41s

2- Adrien Petit/Direct Energie-França +10s
3- Tesfon Okubamariam/Sel Eritreia-Eritreia +16s

4- Benoit Jarrier/Fortuneo-Vital Concep-França +17s
5- Elyas Afewerky/ Sel Eritreia-Eritreia +23s

19- Flavio Santos/Funvic-Carrefour-Soul- Brasil +1m51s

56- Antonio Piedra/Funvic-Carrefour-Soul- Espanha + 9m56

64- Magno Prado/ Funvic-Carrefour-Soul- Brasil +10m56

65- Murilo Affonso/Funvic-Carrefour-Soul- Brasil +11m29

77- Francisco Chamorro/ Funvic-Carrefour-Soul -Argentina +25m21

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.