UCI ORGANIZARÁ COPA DO MUNDO DE BMX FREESTYLE PARK

Procurando cada vez mais estar próxima e controlar as mais variadas modalidades de esportes a pedal, a UCI anunciou em 30 de março a primeira edição da Copa do Mundo de BMX Freestyle Park que será disputada em 4 etapas já em 2016

Em 2016 a Copa do Mundo UCI de BMX Freestyle Park terá 4 etapas: 2 na Europa e 2 na América do Norte

Em 2016 a Copa do Mundo UCI de BMX Freestyle Park terá 4 etapas: 2 na Europa e 2 na América do Norte

Demorou algumas décadas para a UCI chegar à modalidade mais radical do pedal, e após o sucesso dos X-Games, a entidade máxima dos esportes a pedal abraça os interesses do BMX Freestyle ao organizar a primeira edição da Copa do Mundo UCI de BMX Freestyle Park para isso fechou um acordo com uma das maiores empresas organizadoras de eventos de esportes de ação da Europa.

A competição de BMX estilo livre, fará parte da Fise World Series , um Festival Internacional de Esportes Radicais organizado há mais de 20 anos pela empresa francesa Hurricane Action Sports. Em 2016 serão disputadas 4 etapas que servirão de testes para os Campeonatos Mundiais da UCI de Ciclismo Urbano planejados para 2017 e que além do BMX Freestyle Park incluem o Mountain Bike cross-country Eliminator – XCE – e o Trial.

O presidente da UCI, Brian Cookson declarou: “É emocionante fazer parte dessa joint venture, e contribuir para o desenvolvimento desta espetacular disciplina do ciclismo ” e acrescentou “estamos orgulhosos desse intercâmbio com a FISE. E também estamos satisfeitos em ver que o Comitê Olímpico Internacional – COI –  decidiu incluir  o BMX Freestyle Park, para os  2018 Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 em Buenos Aires “.

Para o diretor Executivo da Hurricane Action Sports, Hervé André-Benoit, “É crucial para o BMX Freestyle que a federação internacional de ciclismo esteja por trás do seu desenvolvimento, por isso agradecemos à UCI pela sua confiança”.

Alguns pilotos torcerão o nariz para a chegada da UCI  com o discurso que o esporte perderá a sua espontaneidade a liberdade, alguns valores que podem parecer um tanto subjetivos, mas sempre levados em conta pelos praticantes dos esportes radicais; porém é sabido que o BMX junto à UCI tem maior flexibilidade e não será diferente com o Freestyle Park. Por outro lado o campeonato ganha uma maior valorização e só o direito de usar camisa arco-iris pela conquista de um título mundial pode dar ainda uma maior  relevância à modalidade e ao seu campeão,  para o público é certo que haverá transmissões ao vivo via internet, em um canal especial  como já ocorre com o BMX.

 

 

giphy

As quatro etapas da Copa do Mundo UCI de BMX  Freestyle Park 2016:

4 a 8 de Maio – Montpellier, França

21 a 23 de Julho – Osijek, Croacia

3 a 5 de Setembro – Denver, Estados Unidos

16 a 18 de Setembro – Edmonton, Canada

Deixe uma resposta