VENEZUELANO LINAREZ É O NOVO CAMPEÃO PAN-AMERICANO DE CICLISMO DE ESTRADA

Em uma prova marcada pela chuva e por uma fuga que esteve muito próxima da vitória, a decisão do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada foi para os metros finais, com o venezuelano Leangel Linarez se antecipando aos sprinters, atacando no último quilometro para levar a última medalha do torneio continental

Leangel Meneses surpreendeu os adversários e cruzou a linha com vantagem suficiente para alçar os braços e comemorar – foto: Allan Modesto/CBC

Último título em disputa do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada de São José dos Campos, o da Elite Masculina, foi decidido por um pelotão de 85 ciclistas de 23 países das Américas, (exceção às potencias do norte – Canadá e Estados Unidos e à ilha caribenha de Cuba), que enfrentaram um percurso com pouco mais de 199 km castigado por chuva e vento desde a largada.

Mesmo com o piso molhado, o pelotão colocou um ritmo intenso desde os primeiros quilômetros, e com tentativas de fugas que foram esticando e desgastando o grupo ao longo dos quilômetros.

Com quase duas horas de prova, um grupo de quatro ciclistas conseguiu se destacar do pelotão, iniciando uma fuga que avançou por muitos quilômetros, rodando forte e consistentemente sem ser incomodada. 

Pelotão enfrentou chuva em praticamente toda a corrida – foto: Allan Modesto/CBC

O quarteto formado pelo colombiano Walter Vargas, que dias antes havia conquistado o seu quinto título continental de contrarrelógio individual;  o argentino German Tivani, vice-campeão na edição anterior disputada no Panamá e atualmente correndo na equipe portuguesa Aviludo – Louletano – Loulé Concelho; o equatoriano Jefferson Alveiro Cepeda, com cinco temporadas como profissional pela equipe espanhola Caja Rura-Seguros RGA e campeão pan-americano em 2019 no México  e o  costa-riquenho Gabriel Rojas, campeão de estrada dos Jogos Pan-Americanos da Juventude em Cali’2023 conseguiu ampliar a vantagem para quase dois minutos, e com um ritmo elevado.

Com pouco mais de 3 horas de prova, o Gabriel Rojas não conseguiu acompanhar o forte ritmo dos seus companheiros de fuga e foi perdendo terreno até se reincorporar ao pelotão. Tivani, Vargas e Cepeda estavam de acordo se revezavam para manter o ritmo elevado, enquanto atrás o pelotão apesar de tentar encurtar a distância a ação não tinha alguma seleção que tomasse o comando com determinação para levar o grupo até o trio.

Nicolas Sessler, da seleção brasileira terminou em 15º – foto: Allan Modesto/CBC

Vargas foi outro que não resistiu ao ritmo intenso levado por seus companheiros de fuga, e com pouco menos de 50 quilômetros para a chegada foi perdendo distância até entrar no pelotão.  

Cepeda e Tivani resistiram escapados, mas o pelotão entrou em tensão e atacou, algumas seleções deram adeus à tática partindo simplesmente para o ataque, um tudo ou nada final. Faltando 7 km para a chegada a fuga tinha 10 segundos de vantagem. Com 2,5 km para a chegada a fuga foi neutralizada por um grupo que tentava se organizar para disputar o sprint.

Pouco antes do último quilômetro uma sucessão de ataques e contra-ataques onde o venezuelano Leangel Linarez conseguiu se destacar e arrancou para se antecipar ao grupo de sprinters com a vantagem necessária para poder cruzar a linha de chegada com os braços ao alto para comemorar o título. Atrás o grupo disputou um sprint massivo que obrigou os comissários a analisarem o photo finish para a definição das medalhas de prata e bronze conquistadas pelo colombiano Wilmar Paredes.  Muito próximo, no mesmo bloco chegou o brasileiro Kleber Ramos que cruzou na 8ª posição.

Red Walters 🇬🇩, Leangel Meneses 🇻🇪 , Wilmar Paredes 🇨🇴 – foto: foto: Allan Modesto/CBC

“A corrida foi extremamente desafiadora. Aconteceu uma longa fuga que começou logo na primeira metade da prova e só foi alcançada nos últimos quilômetros. Quando o pelotão ficou compacto, busquei uma boa posição para o sprint final e fiquei imensamente feliz com a vitória”, destacou o novo campeão pan-americano.  

No quadro de medalhas, a Colômbia ficou com a primeira posição (4 ouro, 2 pratas e 3 bronze), seguido pelo Brasil (2 ouro, 1 prata, 2 bronze) e Estados Unidos (2 ouro e 1 prata).

CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE CICLISMO DE ESTRADA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Prova em linha – resistência

Elite Masculina – 199,2 km – 85 competidores de 23 países

🥇- Leangel Meneses 🇻🇪 – 4h17m48s68 – vel. média 46,3 Km/h

🥈- Red Walters 🇬🇩+2s79

🥉- Wilmar Paredes 🇨🇴 +2s79

8- Kleber Ramos 🇧🇷 +2s79

15- Nicolas Sessler 🇧🇷 +2s79

27- Igor Molina 🇧🇷 +17s31

31- João Pedro Rossi 🇧🇷+23s97

55- André Gohr 🇧🇷 +2m35s

DNF – Diego Mendes 🇧🇷 – não completou

Quadro de Medalhas

🇨🇴 🥇-4 🥈-2 🥉-2 = 8

🇧🇷 🥇-2 🥈-1 🥉-2 = 5

🇺🇸 🥇-2 🥈-1 +3

🇨🇱 🥇-1 🥈-1 🥉-2 = 4

🇻🇪 🥇-1

🇪🇨 🥈-2

🇧🇲 🥈-1 🥉-1 = 2

🇵🇦 🥈-1

🇬🇩 🥈-1

🇦🇷 🥉-1

🇺🇾 🥉-1

🇲🇽 🥉-1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.