VOLTA DE GUARULHOS – FOI O DIA DA FUGA E ALESSANDRO VESTE A CAMISA DE LÍDER

Quando dois jovens ciclistas resolvem  testar suas perna e seus técnicos os deixam livres para correr, o que temos é um lindo momento do ciclismo, a fuga a dois.  Uma jogada de tudo ou nada em um acordo de cavalheiros:  vamos até onde der e se de certo, decidimos no sprint.  E eis que a fuga de Alessandro Guimarães  e Rafael Pattero vingou, e a decisão ficou para o duelo mano a mano, aonde Alessandro saiu com a vitória, conquistou a camisa de líder e coloca a nova equipe do Rio de Janeiro em destaque

Jovens talentos em fuga, nº 76 – Rafael Pattero e nº 22 Alessandro Guimarães – ambos lideram a classificação de jovens e geral da Volta de Guarulhos – foto: George Panara/Mundo Bici

 Com os termômetros  já abaixo dos 12C, um vento que provoca uma sensação térmica ainda menor  e uma garoa fina que teimava em incomodar o pelotão de 103 ciclistas, começou nesta terça feira 10/07 a 3ª Volta de Guarulhos.

A primeira etapa, disputada em 165 km  teve largada no Bosque Maia e colocou o pelotão nas Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, em uma puxada de ida e volta  em um percurso de ondulações propicias para possíveis ataques e até tentativas de fuga.  Não se trata de um roteiro pré-determinado, mas como a etapa foi muito parecida à da edição anterior, o comportamento do pelotão foi muito parecido.

Já nos primeiros quilômetros as primeiras rusgas e tentativas e ataques, com alguns ciclistas abrindo certa vantagem do pelotão, porém nada que representasse uma quebra da hierarquia (entenda-se das maiores equipes) no pelotão. Mas quando já haviam se percorrido pouco mais de 60 km formou-se uma escapada com 16 ciclistas, e neles estavam incluídos ciclistas de equipes com grandes pretensões no pódio .   A  Funvic com Magno Prado e o sub23 André Gohr, a  São Francisco Saúde com Alan Maniezzo, Mauricio Knapp e Leonardo Finkler; além de Nicolas Amâncio/Rio Claro, José Ronaldo da Silva/União Ciclística-RJ, Rafael Safadi/São Bernado-Penks, Joel PradoJR/Memorial, Humberto Ferreira/RJ Cycling, Lincoln do Vale/Indaiatuba e Emerson da Silva Santos/Tropix—UFF-Guarantinguetá e Nathan Mahler/Seleção do Vale.

A grande fuga do dia tinha 16 ciclistas e chegou a abrir mais de 4 minutos de vantagem sobre o pelotão – foto: George Panara/MundoBici

Porém após o pelotão ter percorrido a metade da prova, a fuga não acabou não vingando, havia muitos interesses em jogo e com duas grandes equipes defendendo seus interesses ficou difícil para aqueles que estavam no pelotão sem companheiros, assim a fuga  foi neutraliza.

Com a fuga neutralizada, foi o momento do ataque de Alessandro Guimarães, o Indinho que duas semana atrás sagrou-se vice-campeão brasileiro, após fustigar o pelotão com seus ataques e tentativas de fuga;  na primeira etapa da Volta de Guarulhos sue plano de ação não foi diferente, atacou quando faltavam cerca de 50 km para a chegada e abriu a fuga, sendo acompanhado pelo sub23 Rafael Pattero.

Os dois jovens ciclistas entraram em acordo, e assim a fuga vingou conquistando uma vantagem que superou os 2 minutos.  Os quilômetros foram passando a dupla conseguiu manter a vantagem , quando faltavam uns 3 km a diferença havia sido reduzida para menos de 1 minuto, porém a dupla conseguiu manter a vantagem e disputar o sprint; Alessandro chegou com mais energia para cruzar a meta na primeira posição, superando seu companheiro de empreitada Rafael Pattero.  O pelotão chegaria pouco mais de 20 segundos depois, e na disputa do sprint quem levou a melhor foi Francisco Chamorrro que no dia anterior havia vencido a 9 de Julho.

O pelotão saiu à caça da fuga – foto: George Panara/MundoBici

Com a vitória,  Alessandro Guimarães de 23 anos, além de vestir a camisa de líder também conquistou a camisa verde de líder por pontos e a branca com bolinhas vermelhas de líder de montanha.  Seu companheiro de fuga, Rafael Pattero de 21 anos, assumiu a liderança da categoria sub23 , vestindo na próxima etapa a camisa branca de líder da classificação dos mais jovens.

Após a medalha de prata no ultimo brasileiro de ciclismo, disputado no último dia 1 de julho,  Alessandro Guimarães, o Indinho assume pela primeira vez em sua carreira a liderança de uma volta. Indiozinho começou no esporte com 10 anos e aos  15 anos deixou sua casa para ir correr na escolinha de ciclismo de Iracemapólis, dirigida por Rentato Buck, aonde segundo ele o seu sonho começou a se tornar uma verdade.  Após receber a camisa de líder que vestirá na segunda etapa, Alessandro comentou: “Viemos muito fortes, revezamos até a chegada, a gente se doou ao máximo para que a fuga chegasse, isso é importante, muito importante, estou muito feliz. Consegui essa vitória muito importante, pois pela primeira vez que vestirei uma camisa amarela em um evento deste porte para minha equipe”, ao ser perguntado quando foi o momento em que começou a acreditar na vitória, o primeiro líder da Volta de Guarulhos comentou que isso aconteceu quando faltavam cerca de 20 km para a meta, e declarou:“Quando vi que estávamos em vantagem percebi que poderia dar certo. Na reta da chegada tive a certeza e isso me deixou muito feliz”.

Alessandro Guimarães vence a primeira etapa e assume a liderança da Volta de Guarulhos – foto: George Panara/MundoBici

O líder da sub23, Rafael Pattero diz que seguiu as instruções da equipe, que eram para que algum integrante da sua equipe tentasse alguma ação no final , e assim quando começaram os ataques ele resolveu seguir a ação de Alessandro. “O pelotão foi deixando, fui me sentindo bem, começamos a revezar . Daí não sabíamos quem iria ganhar, os dois estávamos muito bem, mas no final foi desgastando, abrimos mais de 3 minutos no pelotão, mas no final eles foram descontando, aí viemos para a chegada. Estou muito contente, pq acabei vencendo na sub23 e amanhã vou largar com a camisa de líder”, comentou.

Na quarta-feira, 11/07, será disputada a segunda etapa, que tem como novidade a etapa de subida da Serra do Mar, utilizando a Rodovia dos Imigrantes, com o pelotão saindo de São Vicente para chegada em Guarulhos.

3ª VOLTA DE GUARULHOS

1ª Etapa – Guarulhos-S.José dos Campos-Guarulhos  165 km

1- Alessandro Guimarães/Rio de Janeiro Cycling – 4h04m57s

2- Rafael Pattero*/Indaiatuba – m.t.

3- Francisco Chamorro/Funvic-S.José dos Campos +21s

4- Luis Fernando Gomes/Rio de Janeiro Cycling +21s

5- Guilhereme Diego Mariano/Associação Radical Sports Club-Boituva + 21s

O pódio da 1ª Etapa da Volta de Guarulhos – Pattero2º, Guimarães 1º e Chamorro 3º -foto: George Panara/MundoBici

Camisa Branca – melhor jovem – Rafael Pattero*/Indaiatuba

Camisa Verde- líder por pontos – Alessandro Guimarães/ Rio de Janeiro Cycling

Camisa de bolinhas vermelhas – premio de montanha – Alessandro Guimarães/ Rio de Janeiro Cycling

Classificação por Equipes

1- Rio de Janeiro Cycling Team 12h15m33s

2- Secretaria de Esportes de Indaiatuba – m.t.

3- Funvic-São José dos Campos  +21s

Deixe um comentário