VOLTA DE GUARULHOS: O CATALÃO JORDI SURPREENDE NA ESCALADA AO OLHO D’ÀGUA

Quanto tudo se desenhava para um duelo entre o líder Murilo Affonso e Alan Maniezzo, a subida ao Pico do Olho d’Água cobrou o esforço dos ciclistas. O  catalão Jordi Casuella,  soube tirar proveito do momento e surpreendeu a todos ao conquistar sua primeira vitória com a camisa da Funvic-Soul  assumindo a liderança da Volta de Guarulhos

Jordi conquista sua primeira vitória com a camisa da Funvic Foto: Luis Claudio Antunes

A etapa rainha da Volta De Guarulhos teve chegada em Mairiporã, no Morro do Juquery, no alto do Pico do Olho d’Água e seus 1.150 metros de altitude e desnível médio de 20% e com picos batendos os 26% . Uma subida de meter medo em muito marmanjo e que  ao longo dos anos contribuiu para construir a história de muitos ciclistas.

O Pico do Olho d’Água primeiro fez fama com os mountain biker’s no inicio dos anos de 1990,  quando ali se disputou uma das primeiras provas de Down Hill. Anos mais tarde,  e com os competidores encarando o lado pavimentado,  e disputando Circuito Montanhês de Ciclismo que teve sua primeira edição em 2009. Desde então,   tornou-se uma das subidas mais duras encaradas em provas de ciclismo disputadas no país.

O líder da montanha Magno Nazaret e o melhor sub23, Caio Godoy, momentos antes da largada – foto: George Panara/Mundo Bici

Um cenário fantástico para uma etapa curta (80 Km ) , mas muito, muito dura com o pelotão enfrentando o sobe e desce e as curvas acentuadas da estrada SP036 que liga Guarulhos a Nazaré Paulista.  Ali é terreno para montanhistas que não decepcionaram. O primeiro a dar combate foi o líder da classificação de montanha Magno Nazaret que foi em busca de pontos para assegurar a camisa branca de bolinhas vermelhas.  A ação de Magno foi acompanhada por seu companheiro e líder da volta Murilo Affonso e por Cristian Egidio/S.Francisco-Klabin. A meta de montanha classificada como de 1ª categoria aconteceu com 31,4 km de disputa aonde Magno confirmou confirmou sua liderança.

Magno confirmou a camisa de Rei da Montanha Foto: Luis Claudio Antunes

Após um longo trecho em descida, já com 39 km foi disputada a única meta sprint (meta volante) do dia. Os mais habilidosos e rápidos tiraram proveito e conseguiram se distanciar de um pelotão que acusava os riscos do terreno, assim Magno também levou meta volante, sendo perseguido pelos experiente Jailson Diniz (que conhece muito bem a estrada) e por seu companheiro na equipe ADFacex-Guarulhos, o venezuelano José Garcia.

Magno manteve-se à frente da competição, cruzando na meta de montanha de 3ª categoria, no km 61, na primeira posição e com esse resultado confirmando a malha de líder para a próxima etapa. Atrás passaram Felipe da Paixão/UFF e Jailson Diniz/ADFacex Guarulhos.

Faltando menos e 20 km para a meta formou-se um grupo de 15 ciclistas aonde estavam os homens que definiriam a prova. Havia uma disputa clara entre três equipes: a Funvic Soul com Murilo Affonso, Jordi Simon, Caio Godoy e Flavio Cardoso; a São Francisco-Klabin com Cristian Egidio, Alan Maniezzo e Lucas Motta e a ADF com  Diniz e o venezuelano Garcia. Em meio a ações de golpe e contra-golpe o camisa amarela Murilo Affonso e o venezuelano José Garcia se destacam e são os primeiros a atacar os quase 3 km de  subida ao Pico do Olho d’Agua.

O pelotão se quebrou em pequenos grupos antes do primeiro prêmio de Montanha – foto: George Panara/MundoBici

A dureza da subida provocou desgastes, era dia para subir usando transmissões compactas e cassetes com pinhões de 32 dentes. Garcia pagou um preço alto na escalada , faltou transmissão, as pernas não resistiram e teve que se render . Murilo Affonso também acusou a escalada e ziegue-zagueou na estrada quando foi atacado por Alan Maniezzo, nesse exato momento o catalão Jordi se deu conta que era o momento de fazer força e defender a equipe, a vitória tinha que ficar com a Funvic.

Jordi atingiu seu objetivo e foi além, pois ao vencer a etapa assumiu a liderança da competição, tirando a camisa de líder de seu companheiro de equipe, Murilo Affonso que cruzou a meta a 16 segundos. Na terceira posição a 24 segundos chegou Alan Maniezzo e 20 segundos depois chegaria o líder da sub23 – Caio Godoy.  O  novo líder tem uma vantagem de 6 segundos sobre seu companheiro de equipe, Murilo Affonso, a 20 segundos está Alan Maniezzo e a 44 o jovem Caio Godoy.

Não se pode dizer que está tudo definido e que a Funvic tenha assegurada a vitória, apesar de mostrar a equipe mais forte e consistente, ainda há muito pela frente, na etapa de hoje 17 ciclistas chegaram fora do tempo, restando na disputa 85 competidores; mas a terceira etapa, de 158,3 km,  será mais longa e tão dura como a etapa Rainha, com o pelotão mais uma vez percorrendo o sobe e desce da SP036 – Guarulhos>Nazaré Paulista  para depois seguir em direção a Igaratá, Santa Izabel e retornar a Guarulhos para a chegada no Bosque Maia, apesar da chegada no plano, o desgaste da quilometragem e os trechos de serra . No caminho serão 4 metas de montanha (km 31,3 1ªCat. / km 64 3ª cat /km 102,4 4ª Cat e no km 129,3 3ª cat). O certo é que mais uma vez teremos uma grande disputa com Funvic-Soul e S.Franscico-Klabin em marcação constante, e com a ADF-Guarulhos  tentando fazer frente às duas grandes e isso se não aparecer algum ciclista da UFF ou algum catarinense ou paranaense embolando a disputa.

 

Mauricio Morandi/Audax-SBC no ritual diário de assinar a sumula antes da largada da etapa – foto: George Panara

 Volta Ciclístiva Internacional da Cidade de Guarulhos

2ª Etapa  Guarulhos>Mairiporã>Pico do Olho D’Água – 80,4 km

1-  Jordi Simon/Soul Brasil Pro Cycing Team/ESP  1h41min12seg vel. Media 35,81 km/h

2-  Murilo Ferraz Affonso/Soul Brasil Pro Cycing Team/BRA a 16s

3-  Alan Maniezzo/S. Francisco Saúde-Klabin-SME Rib. Preto/BRA a 24s

4- Caio Godoy/Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA a 44s

5-  Jailson Diniz/ADF Guarulhos/BRA a 58s

Classificação Geral Individual – após 2 etapas 

1- Jordi Simon Casulleras/Soul Brasil Pro Cycing Team/ESP 5h25’27

2- Murilo Affonso /Soul Brasil Pro Cycing Team/BRA +00’06”

3-  Alan Maniezzo/São Francisco Saúde-Flabin Ribeirão +00’20”

4- Caio Godoy/Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA +00’44”

5- Jailson Diniz/ADF Guarulhos/BRA a +01’14”

Sub23

1- Caio Godoy/Soul Brasil Pro Cycling Team/BRA

 

 

Classificação por Pontos

1- Murilo Affonso/ Soul Brasil Pro Cycling Team – 10 pontos

2- Magno Nazaret /Soul Brasil Pro Cycling Team – 8 pontos

3- Joel Prado Junior/Memorial-Santos – 7 pontos

 

Classificação de Montanha

1- Magno Nazaret /Soul Brasil Pro Cycling Team – 22 pontos

2- Murilo Affonso/ Soul Brasil Pro Cycling Team – 13 pontos

3- Jordi Casulleras/ Soul Brasil Pro Cycling Team – 10 pontos

Classificação por Equipes

1- Soul Brasil Pro Cycling Team – 5h04m36

2- Pro Cycling Team ADF-Guarulhos +7m21

3- São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto +12m29s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.