VOLVO E POC DESENVOLVEM TESTES PARA MELHORAR A SEGURANÇA DO CICLISTA

No mundo das quatro rodas, a sueca Volvo é reconhecidamente uma das empresas que mais investe em segurança, equipando seus carros com dispositivos que visam a prevenção de acidentes. Mais uma vez ela se junta à fabricante de capacetes POC em um projeto inovador para desenvolver testes que garantam maior proteção ao ciclista

Volvo e a POC fazem testes para garantir mais segurança ao ciclista – foto: Volvo Cars

A sueca Volvo é reconhecida pela sua liderança na segurança automotiva e recentemente se uniu à outra empresa sueca, a fabricante de equipamentos de segurança para a pratica esportiva POC. O novo projeto que busca maior proteção aos ciclistas tem como destaque os inéditos testes de colisão de capacetes contra carros.

Trata-se de um projeto de pesquisa inovador que visa entender os tipos de ferimentos que os ciclistas podem sofrer nas ruas e com isso, no futuro,  garantir maior proteção aos ciclistas.

A pesquisa ajudará a POC a tornar seus capacetes mais seguros no caso de um acidentes entre carro e bicicleta – foto: Volvo Cars

Os resultados desse trabalho serão utilizados pela POC para  a construção de capacetes mais seguros. Para a  Volvo, as informações coletadas servem para melhorar ainda mais os vários dispositivos de segurança embarcados em seus veículos.  Resumindo: o objetivo é melhorar a segurança no trânsito para todos através de uma abordagem de colaboração e compartilhamento de conhecimento.

Não é de hoje que a Volvo se empenha em evitar, ou minimizar, os acidentes de trânsito e tornar mais seguro o relacionamento entre motoristas, pedestres e ciclistas. Em 2010 lançou o sistema autobrake de detecção de pedestres  e  no final de 2013 ela apresentou em um trabalho conjunto com a POC e a Ericsson aonde um sistema integrado ao capacete que envia informações à central City Safety instalada  no carro.  

City Safety é um sistema de detecção da Volvo que procura garantir segurança e uma convivência mais harmoniosa com pedestres e ciclistas – foto: Volvo Cars

O sistema City Safety que equipa os carros da Volvo está em constante evolução e a empresa trabalha em um sistema de detecção de ciclistas que aciona os freios de forma automática, para isso utiliza as câmeras e os radares do carro que captam a movimentação do ciclista e avisam o motorista de uma colisão iminente e, se necessário ativando a ação dos freios. É um desenvolvimento dos sistemas automáticos de detecção de frenagem e do sistema de frenagem  de emergência da Volvo que seguem a sua visão e política de segurança aplicada aos seus veículos.

Técnico prepara o equipamento para teste de impacto no capô – foto: Volvo Cars

Atualmente os procedimentos adotados para os testes de capacetes para ciclistas são bastante rudimentares e  limitados com capacetes sendo lançados de diferentes alturas em superfícies planas ou em ângulo, ou recebendo o impacto de pesos com as mais diversas cargas para avaliar a resistência. Porém essas provas não levam em consideração o tipo de impacto provocado em acidentes entre carros e veículos.

O projeto de pesquisa Volvo-POC consiste em ir além dos testes tradicionais, para isso  vários testes de colisão foram especialmente projetados nas famosas instalações de pesquisa de segurança da Volvo em Gotemburgo, na Suécia. Esse trabalho  integra um  projeto de pesquisas mais amplo para entender, a longo prazo,  os tipos de lesões sofridas por ciclistas e também desenvolver princípios de proteção para os benefícios de segurança no trânsito.

Sensores no capacete avaliam o impacto contra o capô do carro – foto: Volvo Cars

Durante os testes, os capacetes de bicicleta POC são usados ​​por cabeças de bonecos de impacto (também conhecidos por dummies) montados em uma plataforma de testes, de onde são lançados em diferentes áreas do capô de um carro Volvo estacionado em uma plataforma com sensores, em diferentes velocidades e ângulos para várias medições.

O chefe do Volvo Cars Safety Center e um dos principais engenheiros de segurança da empresa, Malin Ekholm  destacou a vanguarda das duas empresas na parceria  “Este projeto com a POC é um bom exemplo do nosso pioneirismo em segurança”, e acrescentou “Frequentemente desenvolvemos novos métodos de testes para cenários de tráfego desafiadores. Nosso objetivo não é apenas atender aos requisitos legais ou receber notas máximas nos testes de classificação. Em vez disso, queremos ir além , usando situações reais de trânsito para desenvolver tecnologias que aumentem ainda mais a segurança.”.

Criada em 2005, a sueca POC tem um posicionamento muito alinhado aos preceitos da Volvo: “proteger vidas e reduzir as consequências de acidentes para atletas ou qualquer pessoa inspirada a ser um”, isso se reflete em equipamentos premiados por sua  segurança, inovação e design. “Assim como a Volvo Cars, a segurança está no centro de nossa missão e impulsiona todas as nossas ideias e inovações”, disse Oscar Huss, chefe de desenvolvimento de produto da POC. “Ao trabalhar de perto com cientistas no Laboratório POC, nos esforçamos para liderar o caminho na introdução de novas ideias de segurança. Os padrões de certificação são essenciais, mas nunca devem limitar nossa disposição de olhar além de seus parâmetros para encontrar maneiras melhores e mais inovadoras de reduzir as consequências de acidentes ”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.