Vladimir Isaychev vence a 3ª etapa de 165 km entre Castrojeriz e Villadiego. Luis León Sanchez e o brasileiro Rafael Andriato/Southeast chega em 5ª
Em uma etapa que estava desenhada para uma chegada massiva e em que a Astana colocou todos os seus homens para controlar o pelotão. A fuga conseguiu sobreviver, afinal não havia ali algum ciclista que comprometesse a classificação geral, muito pelo contrário, entre os escapados estavam o russo Vladimir Isaychev, o “farolillo rojo” – versão espanhola do lanterne rouge ou da maglia nera – na largada último na classificação geral a 6m21 do líder, Miguel Ángel Benito/Caja Rural, Carlos Quintero/Team Colombia, Imanol Estévez/Murias, Matteo Busato/Southeast..
O pelotão tentou aumentar o ritmo para ir em busca da fuga porém essa ação provocou a quebra do pelotão formando várias “escaleras” À frente o espanhol Estévez perdeu a roda dos escapados que fecharam acordo e trabalharam de maneira coesa, com todos revezando para manter o ritmo. Assim chegaram aos 5 km finais com mais de 35 segundos sobre um pelotão que vinha sendo puxado por uma AG2R com vontade e com uma Southeast que tinha muita coisa a dar se conseguisse conectar com os escapados, mas Busato confiou demais em suas pernas e resolveu encarar a fuga.
No último quilômetro a vantagem da fuga era de 25 segundos, a decisão ficaria entre os quatro com Benito tentando o primeiro ataque mas italiano Busato saltou à sua roda sem dar espaço. Nos metros finais o italiano tentou antecipar o sprint, arrancou cedo demais e o russo que estava em dia inspirado conseguiu maior velocidade arrematando melhor a chegada e conseguindo sua segunda vitória como profissional ( 3ª etapa /Tour da Suíça).
A 15 segundos aparece o pelotão, com o brasileiro Rafael Andriato vencendo o sprint e com seu companheiro de equipe Belletti à roda. Andriato levou o sprint do pelotão terminando com o 5º lugar que o coloca na 20ª posição na classificação geral que não sofreu alterações. Luiz León Sanchez é o líder vestindo a camisa roxa, sendo seguido por seus companheiros de equipe Rein Taaramae, Miguel Ángel Moreno e Michele Scarpini – todos a 1 segundo do líder, dando sinal claro de domínio.
Acompanhe no link os melhores momentos da etapa:
A penúltima etapa de 161 km entre Belorado e Pineda de la Sierra. Chegada dura em montanha de 3ª categoria com inclinações médias superando os 6% para até atingir a antiga estação de esqui do Valle del Sol.
3ª etapa – 165 km – Castrojeriz e Villadiego:
1- Vladimir Isaycgev/Katusha 3h31m06
2- Mattteo Busato/Southeast m.t.
3- Miguel Ángel Benito/Caja Rural m.t.
4- Carlos Quintero/Team Colombia m.t.
5- Rafael Andriato/Southeast a 15s