WIGGINS E CAVENDISH JUNTOS NA PISTA DE DERBY!

A pista de Derby vai ferver: Wiggo e Cavendish juntos disputando o Madison. Gideoni Monteiro disputa o Onmium em busca de pontos para o Rio 2016.

Wiggins e Cavendish na prova de Madison.Não correm juntos desde 2008 foto: Divulgação

Wiggins e Cavendish na prova de Madison.Não correm juntos desde 2008
foto: Divulgação

Começa nesta 6ª-feira (14/08) em Derby, o Revolution Series Round 1, um evento de pista classe 1  que reunirá a nata do ciclismo de pista britânico colocará uma inédita dupla na pista para disputar a prova de madison: Sir Bradley Wiggins e Mark Cavendish. Na pista também teremos o medalhista pan-americano Gideoni Monteiro em busca de pontos para a vaga olímpica.

Derby Arena - ext. int

A Arena de Derby foi inaugurada em março. Além de velódromo é também espaço para shows e eventos. fotos: divulgação

A arena de Derby é a primeira arena multiuso construído na Inglaterra que não foi projetada para os jogos Olímpicos ou para os jogos da Commonwealth. O espaço foi inaugurado em março deste ano e custou mais de 150 milhoes de reais (£ 27,5 milhoes). Para a maioria dos ciclistas esta será a primeira disputa na pista de Derby.

A Revolution Series foi criada há 12 anos com dois objetivos bem simples, mas vitais para o ciclismo de pista: fornecer um ambiente competitivo aonde os melhores ciclistas da Grã-Bretanha pudessem desenvolver o seu talento, e também fornecer aos fãs um empolgante encontro de entretenimento com o ciclismo de pista mundial.  A temporada 2015/2016 da Revolution Series  acontecerá em 6 edições a serem realizadas nos velódromos de Derby, Manchester, Londres e Glasgow.

Na programação corridas oficiais da UCI e algumas provas de exibição, na lista de inscritos aparecem  35 ciclistas a nata da pista britânica, além de belgas, holandeses, austríacos e o brasileiro Gideoni Monteiro. No feminino serão 20 ciclistas. A prova  tem grande importância pois conta pontos para a classificação para os Jogos do Rio 2016 e para os britânicos é uma oportunidade de ver os seus ciclistas disputando a sua vaga na seleção.

Para o público local será a oportunidade de ver a provável  “quarteta” olímpica formada por Wiggins, Ed Clancy, Steven Burke e Owain Doull que tenta conquistar o ouro olímpico na perseguição por equipes para a seleção britânica.

O evento também será um retorno de Mark Cavendish ao velódromo,  e no domingo ele junto a Wiggins disputarão a Madison, uma prova aonde após o insucesso de  Pequim 2008, quando terminou na 9ª posição, a dupla teve relações estremecidas. Atualmente o Madison não faz mais parte do programa olímpico, mas assim mesmo é uma grande atração com grande disputa entre as duplas.

Para o público uma das atrações é a disputa da Revolution Longest Lap – que é uma prova show inspirada na Marymooor Crawl dipustada nos Estados Unidos, com regras simples e claras que resgatam as longas paradas em surplace  banidas do esporte– aonde o ciclista fica parado em um determinado ponto da pista equilibrando-se na bicicleta– alinham todos os ciclistas na reta, mas estes não podem cruzar a linha de chegada, tocar um outro ciclista ou colocar o pé no chão se isto ocorrer o competidor é imediatamente eliminado, tudo isso pode levar de 3 a 4 minutos até o momento em que é tocado o sino e disputam-se 2 voltas em sprint.

Veja como é a Revolution Longest Lap, no vídeo abaixo:

A programação da Revolution Series Round 1:

  • Sessão 1: 14 de agosto – Perseguição por Equipes, Perseguição Individual (feminino)
  • Sessão 2: 15 de agosto – Omnium (Masculino e Feminino), Sprint
  • Sessão 3: 15 de agosto – Omnium, Sprint, Perseguição Individual (masculino), Revolution Longest Lap
  • Sessão 4: 16 de agosto – Omnium, Keirin, Madison

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.