WISE EQUITY ADQUIRE 33% DA SELLE ROYAL

A movimentação de aquisições, fusões ou aportes financeiros continua intensa no setor das bicicletas e o fundo de investimentos Wise Equity, mesmo grupo que adquiriu em julho do ano passado o Vittoria Group, faz mais uma movimentação e acaba de adquirir 33% da Selle Royal, uma das marcas líderes no desenvolvimento de selins para bicicletas e que tem sob o seu controle marcas como Fi’zi:k, Crank Brothers, Brooks e PedALED

Wise Equity faz mais um forte investimento no setor das bicicletas, após a aquisição do Vittoria Group, agora controla 33% da Selle Royal

Em tempos de vendas de bicicletas e componentes em alta, o setor se tornou objeto do desejo de muitos investidores que tem visão de longo prazo, além do boom provocado pelo incentivo ao uso da bicicleta durante a pandemia, eles se movimentam com olhar para o futuro e no fortalecimento da bicicleta como meio de transporte sustentável e cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

WISE EQUITY FAZ INVESTIMENTOS EM NICHOS DE MERCADO E NO MADE IN ITALY

Outros investidores, vão além é o caso do fundo de investimentos Wise Equity, que aposta em aquisições de empresas em certos nichos de mercado, de pequeno e médio porte que carregam o apelo do Made in Italy com tecnologia, design e também tradição.  Em julho do ano passado adquiriu e colocou novamente a bandeira italiana no Vittoria Group, agora o fundo acaba de fazer uma operação onde comprou 33% das ações do Selle Royal Group.

A Selle Royal SpA foi fundada em 1956 por Riccardo Bigolin e era controlada pelas filhas do fundador, falecido em 2014,  Barbara,  Lucia e Francesca Bigolin que detinham,  como únicas acionistas, o controle da Dic 28, 1928 Holding SpA – a holding familiar carregava em seu nome a data de nascimento de seu fundador.

Selle Royal – selim Scientia – foto: SR

Além dos produtos sob a marca Selle Royal, também fazem parte do grupo as marcas Fi’zi:k, Crank Brothers, Brooks e PedALEd.  Para a empresa, a última temporada foi muito positiva, fechando o ano fiscal no próximo 30 de junho de 2021 com receitas consolidadas de mais de 190 milhões de euros, um aumento de 50% em relação ao ano anterior. 

Com unidades de distribuição e produção na Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, China e Taiwan, a empresa desde o seu surgimento esteve direcionada ao mercado internacional, e isso se deu em 1955 quando as vendas despencaram na Itália, com pedidos para produção de selins que giravam entre 100 e 300 selins, a saída foi prospectar os mercados da Alemanha, Áustria e da Holanda. 

SELLE ROYAL DESDE SUA FUNDAÇÃO DIRECIONADA AOS MERCADOS INTERNACIONAIS E À INOVAÇÃO

Seu primeiro grande pedido, no final da década de 1950 foi a produção de 15 mil selins para a marca austríaca  Puch, desde então a marca se internacionalizou, lançou novas tecnologias como o Royal Vacuum System, nos anos 1980, para produção de selins ou a adoção na década de 1990, do  gel em selins com o licenciamento do Royalgel da Bayer. Daí em diante o grupo   se fortaleceu ainda mais, em 1996 abre a Selle Bra – para produção de selins econômicos, mas com seu padrão de qualidade para o mercado de montagem brasileiro, a empresa 9 anos depois faria uma fusão com a brasileiras Metal Ciclo criando a Royal Ciclo.

 Em 1997 lançou a Fi’zi:k , marca mais sofisticada, voltada também para a performance. Em 2002, adquire a lendária marca britânica de selins, Brooks, admirada por Bigolin em uma ação que visava torna-la recoloca-la no mercado e torna-la novamente competitiva. A expansão além de territorial, também foi na diversificação de produtos com a aquisição da estadunidense Crankbrothers (ferramentas, pedais, canotes, rodas, roupas e sapatilhas).

Em 2010 adquire a Justek, uma das maiores fabricantes mundiais de selins com duas fábricas na China, para atender o mercado asiático e a montagem de bicicletas e que mais tarde, quando a empresa italiana assumiu o controle majoritário  seria rebatizada como Selle Royal China Vehicle. , Em mais uma diversificação adquiriu, em 2011, a marca japonesa de roupas PEdALED, criada pelo designer Hideto Suzuki.

Todo esse potencial de liderança no setor e grandes perspectivas de crescimento orgânico e externo, motivaram a Wise Equity a se associar à SR.  Barbara Bigolin, presidente, CEO e sócia da Selle Royal, declarou: “Na Wise encontramos o parceiro ideal com quem compartilhar nosso projeto de negócios, com o maior respeito por nossas tradições e com entusiasmo para nos projetarmos juntos para novos desafios”.

De olho no setor, a operação da Wise Equity foi realizada pelo sócio do grupo Paolo Gambarini, e pelos gestores de investimentos Bruno Barago e Paolo Zucchi. Gambarini explicou os motivos que levaram o fundo a investir em mais uma empresa do setor de bicicletas:  “Selle Royal é uma referência absoluta na indústria do ciclismo e está em uma fase de forte desenvolvimento e evolução. O investimento na Selle Royal é consistente com a filosofia de investimento do fundo que investe em empresas líderes em nichos de mercado específicos e com forte potencial de crescimento. Acreditamos no projeto de crescimento da empresa e temos certeza de que o compromisso com a pesquisa e a inovação tecnológica pode se traduzir em uma expansão cada vez mais rápida da oferta, com produtos de qualidade que representam um grande diferencial competitivo ”.

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