DREAM BIGGER: CAMPAGNOLO DÁ NOVO POSICIONAMENTO À MARCA

Campagnolo sonha mais alto! Tradicional fabricante de componentes e rodas teve crescimento recorde durante a pandemia, investiu em profissionais e aumento da produção. Agora quer levar seu sonho adiante e após entrar no mundo do gravel, sinaliza para o ciclismo feminino e quer se aproximar e revitalizar seu público consumidor com uma série de lançamentos entre 2022 e 2023

Bigger Dream – Sonhe mais Alto – campanha de posicionamento da marca Campagnolo para 2022 e 2023foto: @campagnolosrl 

A tradicional fabricante italiana de componentes tornou pública sua campanha para posicionamento da marca. Sob o lema ‘Dream Bigger’  – ou em adaptação livre Sonhe mais Alto – fruto do atual crescimento recorde da empresa, e que será o alicerce da comunicação de marketing da Campagnolo, destacando seu espirito ousado de convocar seus clientes para a ação – um direto call to action como é conhecido no mundo do marketing. Com esse movimento a icônica empresa entra em uma nova era de inovação que vai muito além do último lançamento, o grupo Ekar de 13 velocidades para gravel e que alavancou e revitalizou a marca e a colocou junto à um público mais jovem, fora do nicho das estradeiras de alta gama.

CAMPANHA GLOBAL

O novo posicionamento da marca Campagnolo “Dream Bigger” é sustentando por uma campanha global de longa duração que busca conectar a empresa com um público mais amplo de ciclistas e por que não dizer uma conexão que se rejuvenesce com a chegada do gravel.

A ideia do Sonhe mais Alto tem suas raízes na filosofia de seu fundador, Tullio Campagnolo e no espirito inovador da marca que não se limita a uma única disciplina o ao mundo das corridas: “Dream Bigger” significa exigir mais de você mesmo e da sua bicicleta, aspirando desafios ainda maiores e apontando ainda mais ao alto.

Tullio Campagnolo começou com um sonho. Um sonho para superar as limitações e frustrações da época. Suas ideias mudaram o desempenho da ciclismo para semprefoto: @campagnolosrl 

Em seu novo direcionamento, a marca funcionará, muitas vezes, como catalizador de uma série de iniciativas inéditas que a Campagnolo apresentará, colocando nova ênfase em competições femininas, em um crescimento continuo nas disciplinas emergentes e em uma nova linha de produtos inovadores ao longo de 2022 e 2023.

CRESCIMENTO RECORDE ENTRE 2020 E 2022

A campanha de branding forma parte do renovado desejo da Campagnolo de melhorar a notoriedade e a relevância da marca, com aumento das vendas e a valorização por uma empresa fundada em 1933 que se mantem no coração do ciclismo e vem justamente no momento em que a empresa registra seu período de maior crescimento desde os anos 80, com um incremento de vendas de 45% no período 2020-2022.

Um progresso sem precedentes na história, alimentando principalmente pela rápida expansão de parcerias da Campagnolo para fornecimento de componentes para montagem de bicicletas – o que no meio se conhece como OEMOriginal Equipment Manufacturer – que levou a colaborar com os principais fabricantes que atendem com vendas diretas ao consumidor –  direct-to-consumer – e também com os nomes históricos mais prestigiosos do setor.

Grupo Ekar para gravel – 13 velocidades foto: @campagnolosrl 

Segundo previsões da empresa, as ventas das parcerias OEM no exercício fiscal de 2022 representarão 45% do faturamento total da empresa, um impressionante crescimento de 500% em termos absolutos desse o ano de 2019.

Uma grande parcela desse êxito deve ser atribuído à gestão da cadeia de suprimentos – ou supply chain – da Campagnolo.  Enquanto a concorrência tem sua produção no leste asiático e enfrentou dificuldades para continuar produzindo durante a pandemia, a Campagnolo aumentou significativamente sua capacidade de produção, reforçando sua participação no mercado. Isso se deve graças a uma decisão adotada ainda nos anos 90 quando a indústria da bicicleta passou a levar sua produção para a Ásia e a direção da empresa firmou pé  em manter a área de projetos, desenvolvimento, design e a produção em Vicenza, na Itália e depois com o apoio de um hub de produção europeu, na Romênia, com a chegada da pandemia ela conseguiu com isso conter o impacto sofrido pela cadeia de suprimentos.

INVESTINDO NO FUTURO

A fabricante italiana sonha alto, e está em um notável processo de expansão para capitalizar esse crescimento recente. O quadro de colaboradores cresceu 30% nos dois últimos anos, enquanto a capacidade produção aumentou 75% para atender a demanda.

Tadej Pogacar foto: @campagnolosrl 

Nos últimos dois anos a Campagnolo registrou mais de 100 novas patentes tecnológicas.  A marca foi a pioneira ao comercializar grupos de 10 e 12 velocidades para o ciclismo de estrada e 13 velocidades para o gravel.  De olho no futuro o investimento na engenharia eletrônica ganhou força, com a expansão da equipe de técnicos e engenheiros.

Além dos aspectos produtivos, o investimento em parcerias profissionais possibilitou duas vitórias no Tour de France, vários ouros olímpicos e títulos mundiais na pista somente nos últimos dois anos. A presença da Campagnolo como fornecedora de equipes profissionais não se conclui com a vitória, mas é fundamenta para o desenvolvimento dos componentes e rodas da marca. Um exemplo disso é a estreita colaboração com equipes como a UAE Team Emirates onde são postas à prova as novas tecnologias.

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