ROCKSHOX SID: UMA FAMÍLIA FEITA PARA O XC

A Rock Shox revitaliza sua linha de suspensões SID para atender as atuais exigências das competições de cross country e aos mountain bikers mais exigentes, com versões mais robustas, três posições de regulagem/bloqueio do amortecimento no garfo e na suspensão traseira, mola pneumática DebonAir+ totalmente renovada e novo amortecedor Charger Race Day 2

As suspensões SID acompanharam o desenvolvimento do cross country e evoluíram com a modalidade

A RockShox continua a revelar suas novidades para a temporada 2024 e após as mudanças na Boxxer acaba de apresentar as atualizações na família SID, com seus modelos desenvolvidos pensando o uso intenso no cross country, mantendo um modelo mais leve e outro com maior curso, com novos sistemas de amortecimento e câmaras de ar, além de mudanças estruturais com uma nova coroa em liga leve e hastes mais encorpadas melhorando o desempenho do sistema e a sua durabilidade.

Uma solução que Nino Schurter e outros grandes nomes do cross country já vinham utilizando desde o inicio da temporada em etapas da Copa do Mundo, agora está disponível no garfo SID e SID SL com as possibilidades de três regulagens (3P) de amortecimento: Aberta/Open, Pedal e Travada/Lock ou a versão com duas posições (2P) disponível em todos os amortecedores desde o topo de linha Charger Race Day 2 até o Charger XC e o Rush XC comercializado exclusivamente para montadores/fabricantes de bicicleta.

A opção com três regulagens é direcionada para quem busca desempenho ou vai competir, a solução foi desenvolvida para atender o exigente grupo de ciclistas que correm pela marca, entre eles Nino Schurter.

Os garfos SID e SID SL agora trazem a opção de regulagem ‘Pedal’ para equilíbrio em todas as situações

O sistema Charger Race Day 2 traz a já tradicional posição Lock/Travada, utilizada para arrancadas, sprints ou subidas mais longas com poucas irregularidades e que exigem firmeza.  Na Aberta/Open é para enfrentar todos os trechos mais técnicos de um percurso, colocando a suspensão para trabalhar ao máximo. Para os terrenos mistos, trilhas curtas e rápidas, subidas irregulares onde é preciso tração e também conforto com a suspensão trabalhando e garantindo a melhor transmissão do esforço, foi criada a posição Pedal.

A nova SID tem o comportamento de um garfo com suspensão de enduro, porem com a eficiência e o peso menor exigidos para a pratica do cross country e estará disponível em 4 versões, a topo de linha SID SL Ultimate e a SID SL SELECT para atender o mercado consumidor, conhecido como ‘after market’ de quem busca montar ou atualizar sua bike e os modelos SID SL SELECT+ e SID SL para atender a fabricantes e montadores com as duas versões OEM ‘Original Equipment Manufacturer’.

Entre as novidades que garantes o bom funcionamento dos garfos de suspensão da Rockshox está nos lubrificantes utilizados para garantir um ótimo desempenho em todas as condições climáticas e também suportar as alterações de temperatura provocadas pelo estresse de funcionamento além de minimizar a resistência das peças móveis, para isso sua parceria Maxima Racing Oils desenvolveu um lubrificante especifico para a nova linha – o Maxima Plush Dynamic .

Acesso rápido e fácil á valvula de calibragem da mola pneumática DebonAir+

Entre as mudanças na construção do garfo, está a nova coroa de alumínio usinado que deixou a SID SL ainda mais leve, mantendo o bom ajuste com o quadro sem comprometer a precisão da pilotagem.

As SID ganharam uma nova câmara de ar de maior volume de ar aprimorada para trabalhar com maior suavidade, eliminando as vibrações. Isso também possibilita uma otimização do trabalho da mola pneumática DebonAir+ que passa a ter 50% a mais no volume negativo e 16% no volume positivo, possibilitando mais opções de ajustes e adequá-las às necessidades de pilotagem e ao terreno – basta aumentar ou reduzir a calibragem. A sensibilidade inicial do curso do SID ficou mais suave. Isso se deve em parte ao aumento do volume de ar negativo e, em parte, à nova mola helicoidal de retorno em vez de um elastômero de borracha, essa evolução traz maior conforto e melhor tração.  

Sua nova estrutura possui tubos superiores mais longos para aumentar a sobreposição das buchas (bushing overlap), tanto as buchas superiores quanto as inferiores estão inegradas para reduzir as cargas laterais durante impactos, resultando em menos atrito e maior durabilidade em longo prazo. As novas hastes de 35mm – 3mm mais longas que as do modelo anterior –  foi o que possibilitou o  aumento dos volumes das câmaras de ar positiva e negativa da mola, proporcionando ajustes infinitos.

A suspensão traseira – o shock-  SIDLuxe, também passou por atualizações e a exemplo do garfo passa a utilizar o sistema de amortecimento de três posições (3P) que se soma ao modelo de duas posições (2P) já disponível – com as mesmas situações e condições de funcionamento Lock/Travada, Pedal e Open/Aberta. O amortecimento de compressão de alta velocidade também passou por ajustes com reações mais rápidas e para alívio imediato quando a velocidade aumenta, principalmente em trechos de descida mais rápidos.

A fábrica aumentou o fluxo de óleo para permitir que o amortecimento de compressão seja liberado mais rapidamente ao enfrentar imperfeições do solo, essa função reativa funciona nas posições Open/Aberta e Pedal. Porém o aumento do fluxo de óleo, leva à necessidade de maior resistência ao fim do curso, para aumentar a tolerância foi introduzido um batente de fim de curo, mais alto e cônico, melhorando a sensação de pilotagem com maior controle da bicicleta.

São duas versões: SIDLUXE Ultimate para o consumidor final e a versão para fabricantes SIDLUXE Select+

Twistlock Ultimate, na nova versão 3P

O sistema de ajuste da suspensão remoto – Twisloc Ultimate , descendente direto dos primeiros Grip Shift lá do final dos anos de 1980 ,  também precisou ser atualizado para trabalhar no sistema 3P de funcionamento. Além disso o desenho da manete ficou mais limpo, garantindo uma melhor compatibilidade com os comandos dos canotes telescópicos ou retrateis e opção para empunhaduras lisa ou texturizadas e guias de cabos retos ou curvos.

SID ULTIMATESID SELECT+   SID SELECTSID

Amortecedor
Charger Race Day2* Charger Race Day2**  Charger XC  Rush XC
AjustesRemoto ou na coroaRemoto ou na coroaRemoto ou na coroaRemoto ou na coroa
Mola de arDebonAir+DebonAir+DebonAir+DebonAir+
Roda29”29”29”29”
Curso (mm)100mm, 120mm100, 110, 120 mm100,110,120 mm100,110, 120 mm
Offset44mm (29″)44mm (29″)44mm (29″)44mm (29″)
Preço ao consumidor R$7.999,00OEMR$5.999,0OEM
**SID SL Ultimate Charger Race Day 2 com cartucho mais leve do mercado, com chassis trabalhado em CNC para reduzir o peso
***SID SL Select+ Charger Race Day 2 tem o mesmo cartucho que a Ultimate, mas nao tem o chassis mecanizado.

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