WIND 42 E 57 – o vento da mudança da FULCRUM

Wind 42 e Wind 57: A fabricante italiana de rodas Fulcrum apresenta a evolução do modelo Wind – agora com perfis de aro maios altos 42 e 57 mm; canal interno mais largo, com 23mm. Melhorias que deixaram o par mais leve e oferecem ao ciclista desempenho com conforto, uma condução fluida e um produto versátil reforçando o conceito da marca onde forma e função estão intrinsecamente ligadas

Wind 42 / Wind 57 rodas tem perfil mais alto que a versão anterior – foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

Projetadas com o objetivo de equilibrar desempenho e conforto, as rodas Wind 42 e 57 são rodas versáteis que garantem uma condução fluida. Os dois novos modelos da Fulcrum foram pensados não apenas para sua utilização na estrada, mas também para seu uso leve em todo terreno e atendem a normalização de uso categoria ASTM 2 – American Society for Testing and Materials ou Sociedade Americana de Testes e Materiais); com isso este novo projeto da marca italiana busca atender às diferentes exigências e as novas formas de utilização das bicicletas de estrada.

Wind 42 e 57 são herdeiras diretas da família Speed, topo de linha da marca para rodas de estrada em termos de despenho, trazendo muitas das tecnologias proprietárias da Fulcrum, oferecendo uma sensação de pilotagem superior em comparação com a geração anterior (Wind40 e 55).

A dirigibilidade foi melhorada em 22% e a reatividade em +10%* nestas rodas versáteis e confortáveis, tornando-as perfeitas para às atuais exigências dos ciclistas que buscam a versatilidade do produto.

*Esses números foram obtidos em um projeto especifico de pesquisa da Fulcrum para definir uma fórmula que levasse em conta a energia dissipada pela roda durante as mudanças de direção e a deformação por flexão baseada na rolagem e na inclinação.

Wind 57 perfil alto garante um bom desempenho aerodinâmico – foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

Os dados obtidos nos testes confirmaram que o comportamento e a reatividade das novas Wind 42 e 57 registaram uma melhoria global em comparação com a geração anterior das Wind 40 e 55. (Manobrabilidade +21% Wind 42, +22% Wind57 | Reatividade +5% Wind42, +10% Wind 57).

Entre as mudanças mais evidentes das rodas Wind, está a altura do perfil que passa para 42 e 57mm e um canal interno do aro com 23 mm.  Os gráficos também foram totalmente redesenhados e refletem a nova identidade da marca que passa a adotar os 3 ‘efes’: Form Function Fulcrum (Forma Função Fulcrum), onde se destaca o design minimalista e ao mesmo tempo refinado, que inclui novos ícones que fornecem todas as informações técnicas do produto.

CARACTERÍSTICAS DAS NOVAS WIND 42 E 57

Os aros Wind no modelo 2024 são mais altos e mais largos que os da geração anterior. Ao mesmo tempo, o peso total foi reduzido, graças à nova mistura de fibras de carbono e à sua nova disposição dentro do molde.

As versões anteriores de 40 e 55 mm foram substituídas pelas versões de 42 e 57 mm, com canal interno do aro de 23 mm, o que proporciona um melhor suporte para os pneus mais largos que se tornaram praticamente obrigatórios também na estrada, devido ao seu melhor desempenho em termos de resistência ao rolamento e conforto.

Nova roda Wind 42 e Wind 57 traz adesivos refletivos – foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

O design do aro é idêntico ao das rodas Speed 42 e 57, mas a mudança está nas fibras de carbono utilizadas em sua construção. A linha Wind utiliza a mistura FF8o, o que permitiu uma redução de peso de 100 gramas em média por par, em comparação com a geração Wind anterior. A Wind 42 mm pesa 1.510 gramas e a Wind 57 mm 1.585 gramas.

A parte superior do aro também foi alargada e agora passa a ter um raio de 9,5mm, essa mudança, segundo o fabricante, além de melhorar o comportamento da roda traz um melhor desempenho aerodinâmico.

Na construção do aro é utilizado o sistema patenteado DRSC™ (Directional Rim-Spoke Coupling – Acoplamento Direcional de Raio-Aro), embutindo um suporte plástico específico no carbono, próximo aos niples.  Esse tipo de solução proporciona maior rigidez e durabilidade ao sistema, distribuindo as tensões do niple sobre uma área mais ampla; evitando possíveis situações de corrosão galvânica.

Aro tem os flancos com garras para segurar os pneus: maior compatibilidade e segurança

Internamente o aro não possui furos graças à tecnologia de montagem MOMAG (utilizada também pela Campagnolo proprietária da marca) que permite oferecer um aro para uso com pneus sem câmara  2-WAY FIT™  tubeless de origem sem a necessidade de utilizar fita protetora de aro, e indo contra a corrente do mercado mas para oferecer a maior compatibilidade com todos os tipos de pneus – com câmara ou clincher e os tubeless/sem câmara – a Fulcrum mantem os tradicionais flancos ou ganchos/garras nos flancos o argumento, além da máxima compatibilidade é também a segurança do ciclista.

O acabamento interno do canal é uma outra herança da casa mãe, lançado com as rodas Bora. A tecnologia C-LUX™ de polimento garante uma montagem rápida e um assentamento perfeito dos pneus, graças às tolerâncias centesimais nas geometrias do canal, proporcionadas por esta tecnologia, enquanto o lado externo fosco.

Novo grafismo traz ícones com informações técnicas da roda – foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

A parte gráfica é praticamente toda realizada a laser, garantindo um visual moderno e é complementada com adesivos refletivos para assegurar a maior visibilidade do ciclista em condições de circulação com pouca iluminação.

O conceito forma-função – Form Function Fulcrum – é exposto gráficamente, com parte da informação técnica apresentada com ícones  – um design que traz o essencial, mas ao mesmo tempo é refinado.

A versatilidade do perfil dá muitas opções de escolha ao ciclista, levando em conta a configuração necessária da bicicleta que se adapte melhor ao terreno a ser enfrentado. A nova família Wind permite a escolha mais ampla possível de pneus, indo de 25mm a 45mm.

A recomendação da  Fulcrum é utilizar pneus de 28 a 30 mm exclusivamente para os percursos em estrada, e pneus de 32 a 35mm para os percursos mistos.

A MECÂNICA DAS RODAS

Para garantir o desempenho constante das rodas ao longo do tempo, a opção é por raios de aço inoxidável de dupla espessura e seção circular de diâmetro Ø 2.0, 1.8, 2.0 com niples autoblocanes de alumínio..

O enraiamento é feito com o reconhecido sistema Two-to-One™ que duplica os raios nas áreas sujeitas a maiores tensões ou estresse mecânico e evitando a dispersão de energia, neutralizando a força de torção.  Os raios se cruzam  em ambos os lados mas nunca se tocam para evitar fricções e deformações, para que as características mecânicas não se alterem com o tempo.

Rodas podem ser montadas com pneus de 28 a 35mm – foto: Chiara Redaschi/Fulcrum Wheels

O cubo feito em alumínio forjado garante maior resistência mecânica às diversas forças. Os rolamentos vedados funcionam em um eixo integral que pode ser ajustado com a porca de pré-carga, para minimizar o desgaste e garantir uma fluidez excepcional.

O mecanismo de catracas ou cremalheira interna da roda livre (também conhecida popularmente no meio por macaquinho) foi reforçado e aumentado de tamanho passando  abrigar  36 dentes. As rodas Wind estão disponíveis com corpos de roda livre Campagnolo N3W, Shimano HG e Sram XDR. Com preços variando, no mercado estadunidense entre os US$ 1,614/R$7.990 e US$ 1,644/R$8.138, no momento da apresentação do produto não temos informações sobre disponibilidade ou preço que chegarão ao mercado brasileiro.

Fulcrum Wind 42

Tipo de pneu:  2-Way Fit™ (Clincher-com câmara/Tubeless – sem câmara)

Diâmetro da roda: 28”

Disciplina:  Estrada

Categoria: ASTM 2

Peso: 1.510 g

Material do aro:  Full Carbon (FF80)

Acabamento:  Fosco

Altura do perfil: 42 mm

Largura do Aro: 29 mm

Largura interna do canal do aro: 23 mm

Sistema de freio:  A disco

Opção de sistema de freio: AFS™

Compatibilidade eixo diant.: HH12-100

Compatibilidade eixo tras.: HH12-142

Raios: 24 diant./24 tras., arredondados, aço inox, espessura dupla, cabeça reta

Niples: autoblocantes de alumínio

Cubos: Alumínio com rolamentos de cartucho vedado, ajustável / flanges baixas / Real Axle Technology

Limite de peso (sistema) 120 kg (Ciclista+acessórios+bicicleta)

Versões de roda livre: XDR, HG11, N3W

WIND 42 (disponibilidade imediata na Europa e Estados Unidos)

€ 1,415.00 (HG11), € 1,424.00 (XDR), € 1,420.00 (N3W)

US$ 1,614.00 (HG11), US$ 1,625.00 (XDR), US$ 1,620.00 (N3W)

Fulcrum Wind 57

Tipo de pneu:  2-Way Fit™ (Clincher-com câmara/Tubeless – sem câmara)

Diâmetro da roda: 28”

Disciplina:  Estrada

Categoria: ASTM 2

Peso: 1.585 g

Material do aro:  Full Carbon (FF80)

Acabamento:  Fosco

Altura do perfil: 57 mm

Largura do Aro: 29 mm

Largura interna do canal do aro: 23 mm

Sistema de freio:  A disco

Opção de sistema de freio: AFS™

Compatibilidade eixo dianteiro:  HH12-100

Compatibilidade eixo traseiro: HH12-142

Raios: 24 diant./24 tras., arredondados, aço inox, espessura dupla, cabeça reta

Niples: autoblocantes de alumínio

Cubos: Alumínio com rolamentos de cartucho vedado, ajustável / flanges baixas / Real Axle Technology

Limite de peso (sistema) 120 kg (Ciclista+acessórios+bicicleta)

Versões de roda livre: XDR, HG11, N3W

WIND 57 (disponível na Europa e Estados Unidos a partir de outubro 2023)

€ 1,436.00 (HG11), € 1,445.00 (XDR), € 1,441.00 (N3W)

US$ 1,638.00 (HG11), US$ 1,649.00 (XDR), US$ 1,644.00 (N3W)

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