Caloi Elite Carbon Team FS – A BIKE DO AVANCINI

Caloi Elite Carbon Team FS – a full suspension topo de linha da Caloi passou por uma profunda transformação para atender as exigências de Henrique Avancini e da equipe; ganhou refinamento e leveza com rodas da 9th Wave, raios em Vectran, suspensão e canote Fox-Kashima e outros componentes de alta qualidade que a deixaram com 9,670kg. Uma máquina de ponta, para um campeão que está muito motivado para levá-la à posição mais alta do pódio

Avancini nas montanhas de Petrópolis com a nova Caloi Elite Carbon Team FS – Foto: Felipe Almeida

O retorno de Avancini à Caloi traz também um projeto mais amplo que é a de desenvolver equipamentos de ponta que serão utilizados por ele e pela equipe Henrique Avancini Racing durante as competições e que serão, algum tempo depois, postos à venda no mercado nas bicicletas montadas e produzidas pela marca de origem brasileira, agora sob o guarda-chuvas da Pon.Bike .

Para enfrentar os desafios das mais importantes provas de mountain bike da temporada, Avancini e sua equipe terão à disposição a Caloi Elite Carbon Team FS (F –full S- Suspension), o projeto foi totalmente revisado em busca da redução de peso e também passou por mudanças na configuração – e mesmo que possa chocar alguns, Avancini optou pela transmissão mecânica para a temporada 2023 –  escolha pessoal apostando na alta confiabilidade quando o sistema é posto ao máximo esforço em competição.

O nosso time está fazendo um trabalho profundo de cinemática para desenvolver as melhores respostas da bicicleta. A cinemática é o estudo de movimento dos corpos sem levar em conta a sua origem. Estamos vendo tudo, a combinação de pneus, aros, tamanho de curso e o reach da suspensão, o quanto o stroke do shock (traseiro) comprime. Nós fazemos vários tipos de testes, de simulação, em laboratório com maquinário e claro, em campo nas trilhas. Ter uma ‘carta branca’ da Caloi para fazer uma grande quantidade de testes é algo muito positivo. Estou trazendo também todo o meu conhecimento que tive em prática ao longo dos anos no MTB mundial para realmente desenvolvermos componentes e produtos de ponta”, destaca Avancini.

A Elite Carbon Team FS exigida ao máximo nos treinos – Foto: Felipe Almeida

O quadro da Elite Carbon Team FS passou por um profundo melhoramento, Avancini teve participação direta na busca por tirar o máximo de um quadro que tinha uma característica muito boa: um anti-squat que roubava pouca energia da pedalada quando os amortecedores entravam em funcionamento e que ganhou elogios do próprio ciclista nos testes, porém para tirar o máximo, alguns ajustes com pequenas alterações nos links, na balança e muito estudo na cinemática do conjunto foram feitos em busca de um perfeito equilíbrio.

Ao olhar a bicicleta chama a atenção um decalque na parte interior do chain-stay traseiro: ‘powered by XdS’, para muitos um mistério que revelamos agora: Trata-se da XDS Shenzhen Xidesheng Bicycles Co –  ou simplesmente XdS Carbon Tech – segundo a própria empresa trata-se de uma das maiores fabricantes de fibra de carbono e maior fabricante de bicicletas de fibra de carbono do mundo, uma gigante com laboratório certificado pela alemã TüV, com pista de testes e competições dentro dos padrões da UCI para o mountain bike e que tem se especializado na pesquisa e no desenvolvimento de quadros de fibra de carbono de alto desempenho.

Detalhe dos ‘fios’ dos raios em Vectran e o misterioso decalque ‘Powered by XdS’ do fabricante de quadros em carbono
foto: George Panara©MundoBici

Foi esta a empresa responsável por receber toda a informação da experiência de Avancini (e dos companheiros de equipe Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski) e que foram passados aos engenheiros da Caloi que trabalharam no projeto e que posteriormente foram aplicados na fabricação do quadro.

Entre as mudanças, o molde interno de expansão do carbono foi todo refeito, isso possibilitou a minimização de muitos resíduos internos e também e como consequência a redução do peso do conjunto que ainda foi fortemente impactado com o trabalho feito na troca da pintura por um novo verniz translucido tonalizado que possibilita visualizar toda a laminação do carbono, ainda na parte gráfica a equipe conseguiu uma redução significativa com novos adesivos, alguns em 3D, esse trabalho todo pesa apenas 60 gramas. Ao final, todo o trabalho executado no quadro, provocou uma significativa redução de peso quando comparado ao modelo anterior da Elite Carbon Team FS.

“O foco foi reduzir o máximo possível da matéria-prima do carbono sem que afetasse sua resistência e rigidez. Dessa maneira, conseguimos produzir um quadro 250 gramas mais leve do que o modelo anterior. No grafismo da bike trouxemos as cores icônicas da equipe, porém agregando o mínimo possível de peso. Desenvolvemos então um verniz na cor azul com uma porcentagem de translucidez que possibilita enxergar as fibras de carbono, com o logo da Caloi com as três cores que representam a equipe. Tudo isso agregando apenas 65 gramas ao peso total da bike”, completou Marcos Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Produto da Caloi.

As máquinas da Caloi/ Henrique Avancini Racing – foto: George Panara©MundoBici

RODAS COM RAIOS EM VECTRAN

Ainda no trabalho pela redução de peso e busca por tecnologia, a equipe foi buscar nos Países Baixos as rodas 9th Wave, que chamam muito a atenção pela sua construção e raiação da alemã PiRope construída com Vectran, uma fibra manufaturada, produzida a partir de um polímero de cristal líquido e que tem apenas um quinto da densidade do aço e uma vez e meia mais forte – trazendo uma considerável redução ao conjunto e muita resistência. A PiRope também fornece os cubos com rolamento selado e específicos para sua raiação.

Os aros da 9th Wave são construídos em fibra de carbono 3k e UD e são fornecidos em 37 mm de largura para a roda dianteira e 42mm para a dianteira – esta configuração foi uma especificação adotada em base da experiência de Avancini. A construção dos aros utiliza o sistema hookless – ou seja não há o gancho de encaixe lateral no interior do aro, isso facilita a utilização de pneus sem câmara – tubeless – e também sua furação é assimétrica.

O conjunto completo – ou seja o par de aros 9th Wave, raios e cubos PiRope – pesa apenas 1.174 kg.

Aros de carbono da 9th Wave com cubos e raios da PiRope – foto: George Panara©MundoBici

As rodas serão calçadas com os pneus da Vittoria – e entre as opções que a equipe e Avancini terão à disposição estão o Vittoria Mezcal 2,35 XC Race, Vittoria Terreno 2,25mm e Vittoria Syerra 2,4mm. Opções para os vários tipos de terrenos e situações e aonde será possível uma configuração adequada trabalhando com todo ecossistema tubeless, desde os pneus sem câmara até as fitas tubeless, o selante, as válvulas e o importantíssimo inserto o Air-Liner que permite rodar até um ponto de apoio sem correr o risco de destalonamento que é quando o pneu sai do aro.

Estamos fornecendo uma solução completa para que todos os atletas tenham sempre o melhor sistema para cada situação. Mas também estamos pensando nos mecânicos, fornecendo as nossas ferramentas e acessórios para auxiliar na instalação e desmontagem dos pneus e Air-Liners e garantindo assim um melhor funcionamento do ecossistema tubeless”, comenta Cassio Riccelli, Gerente Comercial e de Marketing da Vittoria para a América Latina.

FULL XTR – e ‘analógico’

As bicicletas serão montadas com o grupo completo XTR M9100 mecânico de 12 velocidades (1×12) da Shimano e os pedais da mesma família e que pesam 310 gramas – o que se encaixa perfeitamente no projeto de uma bicicleta leve.  

XTR e acionado por cabo – confiabilidade de Avancini pesou na escolha – foto: Márcio de Miranda/Planeta da Bike

A escolha pelo tradicional câmbio tracionado por cabos foi uma opção pessoal de Avancini que acredita na resposta dos cabos e na confiabilidade que estes oferecem em situações extremas enfrentadas nas competições. Apesar de entender que a tendência do mercado é cada vez mais pela eletrônica embarcada nas bicicletas ele aposta na tranquilidade e segurança – e aqui vale destacar que na Cannondale, a Shimano lhe dava a opção de escolher entre o eletrônico e o mecânico – e ele sempre optou pelo sistema tradicional.

“A Shimano está feliz com esta parceria e certos de que os atletas da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing terão à disposição o melhor da alta tecnologia de troca de marchas e frenagem, específicas para o Mountain Bike através do grupo XTR M9100, o mais leve e confiável do mercado, como foi destacado pelo próprio Henrique durante o lançamento da equipe. Isso é possível devido aos materiais nobres empregados na fabricação dos componentes, como o carbono e titânio, presentes no cassete XTR, além da tecnologia empregada na corrente e cassete, que confere trocas de marcha mais rápidas e sem a necessidade de aliviar a potência, fatores decisivos nas ultrapassagens e sprints vitoriosos”, comenta Susana Martin, Marketing da América Latina da Shimano.

Quadro recebeu um verniz translucido de cor azul, detalhes dos amortecedores Fox e do porta-caramanola da RDR Italia –
foto: George Panara©MundoBici

SUSPENSÕES E CANOTE FOX

A full suspension Caloi Elite Carbon Team FS está equipada com garfo com suspensão dianteira FOX Factory Step-Cast Series com curso de  100/120mm FIT4 e amortecedor traseiro – shock – FOX FLOAT DPS,- com 100mm de curso. Tecnologia de última geração que além de possibilitar uma melhor performance e assegurando conforto e segurança aos ciclistas. Outro componente importante atualmente no mundo do cross country é o canote telescópico ou retrátil FOX Transfer SL Kashima 31.6 com  70mm de curso.

“A FOX é uma marca gigantesca no setor de suspensões e traz muita expertise e excelência de outros esportes em seus produtos. Eu já trabalhei com eles no passado e sei que a rede de suporte da FOX é de altíssimo nível. Os produtos deles de linha de fábrica são ótimos e possuem uma grande possibilidade de mudanças de setup para cada atleta em específico. Ter uma rede internacional de assistência e suporte é um fator muito importante para o nosso time”, diz Henrique Avancini.

Selim Fizik impresso em 3D, , canote telescópico Fox e suporte de guidão da FSA – foto: George Panara©MundoBici

COMPONENTES E ACESSÓRIOS

Avancini foi buscar em empresas italianas seus parceiros para fornecimento de manoplas, suportes de caramanhola e selim. 

Da RDR Italia, uma pequena empresa, mas de elevado padrão tecnológico, localizada no Vale de Aosta ele escolheu as manoplas, muito leves e com uma aderência adequada ou maior grip e o porta-caramanhola de fibra de carbono e apenas 18 gramas.

A Fizik com seus selins, é outro parceiro estratégico no projeto . Avancini será um dos poucos atletas no mundo que testará os protótipos da marca. Na Elite Carbon Team FS está montado o modelo topo de linha, o Antares Versus Evo R1 Adaptive, impresso com tecnologia 3D com amortecimento por zonas e uma combinação de um casco de nylon reforçado com carbono e um trilho de carbono e peso de 139 gramas.

Equipe fez a pré-temporada em Petrópolis Foto: Felipe Almeida

Outra empresa de origem italiana que está no projeto é a FSA – acrônimo de Full Speed Ahead – que fornece o guidão KFX Carbon e o suporte/avanço de guidão construído com a tecnologia CSI – Carbon Structural Integration – Integração Estrutural de Carbono – que é uma fusão de fibra de carbono e alumínio, onde uma camada externa estrutural de fibra de carbono é enrolada em torno do núcleo de alumínio; para garantir um conjunto mais leve, os parafusos são de titânio.

Ainda no pacote de tecnologia para a alta performance nos componentes a dinamarquesa Ceramicspeed fornece o movimento central e a caixa de direção.

O conjunto final – a bicicleta completa – tem um peso de 9,670kg que a coloca em disputa com grandes e tradicionais marcas que mantém equipes próprias disputando o circuito mundial de cross country.

A data do seu lançamento para o consumidor e o preço final da Elite Carbon Team FS ainda não foram divulgados

Avancini, Cainã, Sassá e Ullan com a nova Elite Carbon FS – Foto: Felipe Almeida

CALOI ELITE CARBON FS TEAM

– Quadro de carbono importado, suporte para freio a disco post mount, thru axel 148 mm/boost e cabeçote tapered

– Suspensão:

Garfo dianteiro: FOX Factory Step-Cast Series 32/34 FLOAT 29 100/120mm FIT4

Amortecedor traseiro: FOX FLOAT DPS, F-S, K, Remote Up, Evol SV, PTL, FOX, AM, 6.5, 1.5, DCM, DRM, CMF, Orange Logo – com 100mm de curso

– Relação 1X12:

Câmbio traseiro Shimano XTR M9100 /

Cassete Shimano XTR CS M9100 10/51

Pedivela Shimano XTR M9100 170mm – 38T /

Corrente: Shimano XTR- M9100

Comandos  Shimano XTR M9100

Pedal: Shimano XTR 9100

Canote: FOX Transfer SL Kashima 31.6 – 70mm

Guidão:  FSA KFX Carbon 31.8X740MM – Flat Bar

Suporte do guidão: FSA KFX – 90mm +/- 12º

Cubos: 9th Wave PiRope

Aros:  9th Wave Ninefold Flex GripKit PiRope 30/35 Spokes PiRope Vectran

Raios: PiRope Vectran

Freios: Shimano XTR – M9100

Rotores: Shimano RT86 – 160mm (D) e 160mm (T)

Pneus: Vittoria Mezcal 2,35 XC Race, Vittoria Terreno 2,25mm e Vittoria Syerra 2,4mm (para treinos de técnica/trail) – Inserts: Air Line Vittoria

Manoplas: RDR Italia

Suporte de caramanhola: RDR Italia

Movimento Central: CERAMICSPEED Press fit 42mm

Selim: Fizik ANTARES VERSUS EVO R1 ADAPTIVE

Caixa de direção: CERAMICSPEED

Pedal: Shimano XTR 9100

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